Fluoreto de Sódio

Por Mayara Lopes Cardoso
O fluoreto de sódio é um sal inorgânico, cuja fórmula química é NaF, derivado do ácido fluorídrico (HF). Trata-se de um pó cristalino branco em condições ambientes, solúvel em água e parcialmente solúvel em etanol, apresenta densidade de 2,56 g/cm³, ponto de fusão de 993°C e ponto de ebulição de 1695°C.

Esse sal pode ser encontrado na natureza como villiaumita, um mineral supérgeno. Em geral, o fluoreto de sódio é obtido por meio da reação de ácido fluorídrico com hidróxido de sódio (NaOH) ou carbonato de sódio (Na2CO3).

O fluoreto de sódio é utilizado, principalmente, na prevenção contra cáries dentárias. O esmalte dos dentes contém uma substância denominada hidroxiapatita [Ca5(PO4)3OH], que, ao reagir com o fluoreto de sódio, produz a fluorapatita [Ca5(PO4)3F. A fluorapatita se adere ao esmalte, conferindo-lhe uma maior resistência aos ácidos que provocam a cárie, provenientes da fermentação bacteriana de açúcares. Por isso, o fluoreto de sódio é usado na fabricação de cremes dentais e enxaguantes bucais e, em muitas cidades, é adicionado à água tratada para o consumo humano (água fluoretada).

Além da profilaxia contra cáries, o fluoreto de sódio é muito utilizado, também, na esmaltagem de cerâmica, na produção de inseticidas contra baratas, vidrarias, produtos farmacêuticos, como agente de fermentação e preservante de madeira.

Ainda que seja aplicado a substâncias de consumo, o fluoreto de sódio é altamente tóxico, e, por isso, deve ser usado em soluções bastante diluídas. A ingestão de uma quantidade maior do que 5 a 10 microgramas desse sal pode levar à inibição de enzimas e, entre outros danos, à gastrite aguda, provocada pela formação do ácido fluorídrico através da reação do fluoreto de sódio com o ácido clorídrico presente no suco gástrico. Nas soluções fluoretadas para bochechos diários, por exemplo, a concentração de fluoreto de sódio é de 0,05%. Pode ser letal se a dose ingerida for superior a 2g.

Leia mais sobre:

Referências:
http://www.farmacam.com.br/monografias/fluoretodesodiofarmacam.pdf
http://www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_07980.php
http://sitesms.curitiba.pr.gov.br/saude/sms/protocolos/fluor.pdf
http://www.quimesp.com/index.php?page=shop.product_details&category_id=6&flypage=flypage.tpl&product_id=133&option=com_virtuemart&Itemid=54