Sulfato de Cálcio

Por Mayara Cardoso
Representado quimicamente pela fórmula CaSO4, o sulfato de cálcio é um sal inorgânico, de estrutura rômbica, encontrado normalmente sob o estado sólido, de cor branca, parcialmente solúvel em água. Esse sal está presente na natureza sob a forma de anidrita e gipsita.

A anidrita é a forma desidratada desse sal, tem origem sedimentar, com densidade de 2,8 g/cm³, de coloração variada (incolor ou de cor branca a cinza-escuro), apresenta baixo grau de dureza, brilho intenso e não-fluorescente. Esse mineral é muito utilizado na produção de fertilizantes agrícolas, do cimento e do giz, e como dessecante (substância capaz de absorver água).

Sulfato de Cálcio

A gipsita, também conhecida domo “pedra de gesso”, é a forma hidratada do sulfato de cálcio, cuja fórmula química é CaSO4. 2H2O (sulfato de cálcio di-hidratado). A gipsita apresenta um grau de dureza ainda menor que a anidrita, densidade de 2,3 g/cm³, incolor ou de cor branca a amarela, transparente a transúcida, de brilho nacarado (não-metálico, como o brilho das pérolas), muito frequente em meios sedimentares. É comum o uso da gipsita na produção do cimento e do gesso aplicado às construções civis ou à ortopedia como imobilizador. Também se utiliza esse mineral na produção de ácido sulfúrico, vidros, cerveja, esmaltes, corretivos de solo e como aglutinante na produção do tofu, por exemplo.

O sulfato de cálcio pode ser obtido como subproduto de diversos processos:

  • Dessulfurização de gases de combustão: a dessulfurização consiste numa técnica de remoção do enxofre. Os gases de alguns tipos de usinas como a de queima de combustíveis fósseis e de produção de cimento, passam por uma lavagem de com cal ou calcário moído de modo a diminuir seu teor de enxofre. Como produto dessa lavagem tem-se o sulfito de cálcio (CaSO3), que depois será oxidado a sulfato de cálcio.
  • Refino do zinco: nesse processo, soluções de sulfato de zinco são adicionadas são tratadas com cal a fim de precipitar metais pesados, o que produz sulfato de cálcio.
  • Produção de fluoreto de hidrogênio: nesse processo, há o envolvimento do fluoreto de cálcio e do ácido sulfúrico, ocorrendo a precipitação do sulfato de cálcio.

Leia mais sobre Sulfatos.

Referências
http://pt.shvoong.com/exact-sciences/chemistry/2069255-sulfato-c%C3%A1lcio/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anidrita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gipsita
http://www.rc.unesp.br/museudpm/banco/sulfatos/sulfatos.html