Comunicação Visual

Por Gabriella Porto
Comunicação Visual é toda forma de comunicação que utiliza de elementos visuais, tais como imagens, signos, gráficos, vídeos ou desenhos para expressar uma ou mais idéias.

O uso de imagens muitas vezes torna-se mais eficaz que o uso de texto para veicular uma informação. A imagem atinge o receptor instantaneamente, enquanto o texto precisa ser lido e interpretado, dando margem a desvios de compreensão. A imagem é imediatista, o receptor só percebe que foi atingido depois que absorveu a informação.

O uso de desenhos, signos, imagens e gráficos tem como uma das principais características atribuir particularidades à mensagem. Por exemplo, o logotipo de uma marca famosa dispensa o uso de textos explicativos para que o receptor saiba a qual marca se refere a imagem. A propaganda utiliza muito deste recurso na divulgação das marcas em revistas, jornais e outdoors, que são meios de comunicação nos quais o receptor não dedica muito tempo a analisar tais propagandas.

Como vimos, a Comunicação Visual é muito usada na propaganda, pois exige menos tempo para veicular uma idéia do que o texto necessitaria, e como a propaganda precisa atingir rápido o público, nada mais eficaz que recursos imagéticos.

Já no vídeo, a Comunicação Visual exerce um papel majoritário, enquanto os textos ali contidos são apenas complementares. Apesar de ser uma associação entre texto falado - e às vezes até escrito - com imagens, as imagens dizem muito mais que o texto, ou seja, exprimem a idéia de maneira muito mais objetiva. Podemos tomar como exemplo o Cinema Mudo, que veiculava uma série de idéias através apenas de imagens e expressões faciais.

A área profissional responsável pela Comunicação Visual é o Design Gráfico. O profissional designer gráfico atua como conciliador dos aspectos sócio-culturais de um público alvo à mensagem enviada, e com sua criatividade ele executa o objetivo comunicacional de forma eficaz, utilizando imagens que exprimam de forma direta a idéia a ser veiculada. O Design Gráfico é uma área que trabalha muito com desenhos e tem sua evolução ligada ao crescimento e expansão das técnicas de Computação Gráfica.

A Comunicação Visual está tão inserida no contexto da sociedade contemporânea que na maior parte das vezes passa despercebida, pois não somente a propaganda a utiliza, mas também elementos essenciais do funcionamento das cidades, como as placas sinalizadoras de trânsito e os semáforos, e os elementos indicativos culturais, como as cruzes nos topos das igrejas, etc. Todos estes são exemplos de elementos da Comunicação Visual, chamados signos – símbolos que partem de um significante e determinam um significado sem que seja necessariamente utilizado texto verbal.

Mais do que apenas fazer parte da sociedade, a Comunicação Visual é parte fundamental dela, pois executa o papel de levar a informação sem demandar muito tempo do receptor, e sem perder a eficácia.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunicação_visual