Comunicação visual

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

Comunicar significa transmitir uma mensagem, uma informação. A comunicação permite que os seres humanos partilhem suas informações por meio de signos verbais e não verbais ou signos visuais. Os signos são munidos de significados. Os signos verbais têm como base as palavras escritas ou faladas. Os signos não verbais ou visuais são dotados de outro tipo de código para transmitir uma mensagem, assim os desenhos, as fotografias, as cores, um sinal sonoro, as expressões corporais são apenas alguns dos exemplos de signos não verbais.

Desse modo, a comunicação visual é todo meio de comunicação que se expressa por meio de signos não verbais, ou seja, utilizando componentes visuais para transmitir o que deseja. Podemos encontrar a gênese da comunicação visual nas pinturas rupestres feitas pelos homens primitivos.

Estamos constantemente rodeados de informações visuais, um exemplo disso pode ser as placas de trânsito, as cores do semáforo, os pictogramas como as placas indicativas dos sanitários masculinos e femininos, o cinema, especialmente o cinema mudo, e os anúncios em outdoor ou anúncios na tv ou computador. O uso de imagens para transmitir uma informação, muitas vezes, é mais eficaz que o uso de um texto escrito, pois a imagem nos atinge de forma instantânea. O uso de um design de uma marca famosa, por exemplo, dispensa o uso de um texto explicativo. Do mesmo modo a comunicação visual é essencial na publicidade, pois exige um tempo menor para veicular uma ideia.

Assim para que entendamos a comunicação visual é necessário compreender sua gramática ou os seus elementos da linguagem visual que compõe esse tipo de “texto”. A criação de uma imagem pressupõe o uso de uma linguagem que são os elementos da linguagem visual. Um mapa, por exemplo, é composto por elementos da linguagem visual como linhas, cores, contraste, ponto, textura, movimento entre outros. São a partir desses elementos que interpretamos o que cada mensagem deseja nos transmitir.

A comunicação pela imagem parece de fácil decodificação, porém esse tipo de comunicação corresponde à mesma complexidade da comunicação verbal. Uma grande vantagem da comunicação visual é o fato de poder ser compartilhada e compreendida por pessoas de diferentes culturas, facilitando o acesso de todos à comunicação.

Referências bibliográficas:

Comunicação Visual. Disponível em: < http://www.artbrasil.com.br/comunicacao-visual.html >

Linguagem visual. Disponível em: < http://www.linguagemvisual.com.br/ >