Mídia

Por Fernando Rebouças
A palavra mídia é originada do latim “médium”, até a década de 60, o termo “media” em inglês era utilizado no Brasil. Para não fazer média com o mercado, o termo “aportuguesou-se” para mídia, designando os meios e veículos de comunicação.

Mídia são os meios de comunicação: tv, rádio,internet, jornal e outdoor. O veículo de comunicação é a razão social do meio (empresa ou instituição) são emissoras e títulos: Rádio Jovem Pan, revista Carta Capital, Rede Globo, Portal Terra; são empresas que investem num determinado meio (ou vários tipos de meios) e elaboram conteúdos diversos a serem veiculados, juntas formam a mídia.

Há a mídia impressa, proveniente de material impresso (palpável e visual estático), como por exemplo, jornais, revistas, outdoor. A televisão,o cinema, o rádio e a internet compreendem a mídia eletrônica que alia o som, a imagem e a transmissão de informações num equipamento alimentado por algum tipo de energia (no caso do rádio, somente o som).

O outdoor e a internet é avaliado e trabalhado também como mídia alternativa. Mídia alternativa é a veiculação de conteúdo comunicativo fora dos meios tradicionais e do circuito “oficial” de exposição das mensagens. O busdoor é um exemplo de mídia alternativa, veiculando as peças na traseira e laterais dos ônibus. Referente à veiculação de peças publicitárias, toda agência de publicidade possui o departamento de mídia, que verifica os veículos adequados e verba para anunciar com eficácia a campanha publicitária.

Na década de 90,com o advento da internet comercial, muitos confundiam o termo mídia somente com a internet ou talvez com a televisão. Esperamos que este texto desvende todas as dúvidas “midiáticas” e que todo leitor entenda o que é estar na mídia.

Para entendermos melhor as aplicações da mídia, detalhamos no fim deste texto o significado de alguns termos utilizados nos veículos e nos trabalhos publicitários.

Audiência – Total de indivíduos atingidos por um veículo de comunicação.

Campanha – Conjunto de peças publicitárias: anúncios, comerciais, spots para a divulgação de um produto.

Cobertura geográfica – É a distância máxima que uma emissora ou distribuidora de veículo de comunicação pode atingir.

Briefing – É o objeto do cliente, ou seja, documento que apresenta as características e metas da empresa e produto do anunciante, fonte de informação para elaboração da campanha publicitária.

Mídia de massa – Veículo ou campanha que busca atingir o maior número de indivíduos.

Inserção – Veicular o anúncio(impresso) ou comercial (transmissão) na mídia.

Fernando Rebouças
Desenhista
www.oiarte.com

Fontes
Livros Mídia-Conceitos & Práticas-Valente,Lúcia Magda-ed.Rio.
A essência do planejamento de mídia-Barban,AM-ed.Nobel