Programação Visual

Por Fernando Rebouças
Programação Visual é um conjunto de técnicas que permite a organização das formas de uma comunicação visual. O termo e as metodologias  surgiram no seu modo contemporâneo na Escola de Bauhaus em 1919.

A Programação Visual está presente em jornais, revistas, outdoor, cartazes e meios eletrônicos como a TV e a Internet. É usada como estímulo cultural e comportamento, principalmente no oferecimento de produtos e serviços.

É considerada também como uma ferramenta auxiliar de uma mensagem. Comunica um conjunto de ideias verbais com realce visual. Propicia campo para a geração de uma identidade visual ao personalizar a imagem de uma empresa, produto ou notícia.

Fixa no inconsciente a presença visual de uma empresa ou acontecimento. Segue normas pré-estabelecidas de harmonização em cor, tipologia, ilustração e formato físico de uma imagem para não distorcer a mensagem.

Busca-se dar consistência e ao que visualmente desperta a atenção do receptor da mensagem. Outro detalhe que não pode faltar num planejamento de Programação visual é a unidade entre as peças veiculadas.

Fontes:
http://www.niltonsantolin.fot.br/prog_visual.htm
http://www.revistadsign.kit.net/paginas/programacao.htm