Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja evangélica neopetencostal com sede em São Paulo, embora tenha sua origem na cidade do Rio de Janeiro, quando foi fundada em 1980 por Romildo Ribeiro Soares, popularmente conhecido como Missionário RR Soares. Ocorreu que Soares é cunhado do Bispo Edir Macedo (fundador da Igreja Universal do Reino de Deus), e os dois haviam se conhecido em 1968 na Igreja Pentecostal de Nova Vida, e haviam decidido juntos criarem sua própria igreja, que na época eram chamadas de "A Cruzada do Caminho Eterno" e "Casa da Benção". RR Soares desligou-se da igreja quando já estavam em grupo de 15 pastores, alegando discordar da sua administração.

A maior referência da Igreja internacional da Graça de Deus é a produção de um programa televisivo chamado “Show da Fé”,  apresentado pelo próprio fundador da igreja. No programa (transmitido pela Rede Bandeirantes em horário nobre), o Missionário recebe cantores do segmento gospel nas celebrações dos cultos, prega as mensagens bíblias e ainda, destina uma parte da programação para, ainda no púlpito, responder as perguntas que são enviadas por membros da comunidade, ou por telespectadores de todo país, no quadro “Missionário Responde”. Alguns casos são relatados por meio de vídeos com simulações, baseados nas cartas ou e-mails que a igreja recebe. O quadro chama-se “Novela da Vida Real”. Dessa forma, os idealizadores do programa acreditam ajudar de forma mais eficiente, outras pessoas que estejam passando por uma situação semelhante. Após cada vídeo RR Soares comenta a questão relatada, sobre o ponto de vista de princípios bíblicos, e faz uma espécie de aconselhamento – sujestões de leitura bíblica, e incentivos a prática da oração são presenças constantes nas recomendações do missionário. Ao término de cada programa, RR Soares faz uma oração destinada a toda a igreja e telespectadors, sempre em nome de Jesus e com citações bíblicas. A audiência elevada do Show da Fé, despertou o interesse da Rede TV! Que passou a reprisá-lo durante a madrugada em sua programação.

Curiosamente, RR Soares conta que, ainda na infância, viu um aparelho de televisão pela primeira vez, em uma loja.. e todos os que estavam ali ficaram fascinados, com total atenção voltada para o que se passava na tela e, segundo ele fez um voto ao Senhor e pensou: “Não tem ninguém falando do Senhor nesse aparelho. Ah, Senhor, se o Senhor me der condições, um dia eu estarei aí, falando só do Senhor”. Hoje, além do programa Show da Fé, o ministério de RR Soares possui uma editora (que entre outras publicações mensais, é facilmente identificada pelo grande público, através da série “Turminha da Graça” com tiragem superior a 150.000 exemplares e que inclui o CD com desenhos animados, e com foco na fundamentação bíblica), e uma gravadora gospel a Graça Music, e passou a ser presença também na internet desde 2008.

Bibliografia:
http://www.ongrace.com/portal
http://www.universal.org.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Show_da_Fé
http://www.showdafe.blogspot.com

Arquivado em: Cristianismo, Religião