Canivete Suíço

O Canivete é uma ferramenta multi-uso, que pode ser usada para diversas modalidades, além de cortar, é o que oferece o Canivete Suíço (Swiss Army knife) bastante difundido no mundo como um utensílio moderno e que agrupa diversos elementos e funcionalidades, em um só aparelho. No ano de 1981 o exército suíço fez uma encomenda de um aparelho que atendesse as seguintes necessidades: resistência, fácil de transportar, leve e versátil. A Administração Federal de Munições da Suiça recebeu a solicitação e desenvolveu um protótipo da peça. A empresa Schweizer Besteckfabrik (que deu origem Fabrique Suisse de Coutellerie S.A. e posteriormente se chamou Paul Boéchat & Cie. knife Factory) foi a escolhida para fabricar o Canivete.

Canivete suíço. Foto: Sukpaiboonwat / Shutterstock.com

Canivete suíço. Foto: Sukpaiboonwat / Shutterstock.com

A partir do primeiro protótipo, o Canivete Suíço se popularizou e atualmente é uma peça quase que indispensável nos lares e até mesmo utilizado como chaveiro. Geralmente utilizado em atividades profissionais e esportivas, pela facilidade de transporte e tamanho compacto, diversidade de mecanismos, lâmina eficiente e abertura rápida. Muitos praticantes de esportes de aventura como escalada, rafting, entre outros, equipes de resgate e demais o utilizam tanto pela qualidade quanto pela utilidade.

O termo Canivete Suíço faz alusão e referência a um objeto com diversas funcionalidades. O conceito do Canivete Suíço se expandiu, pois não somente a lâmina é útil, como também inúmeras outras inovações como por exemplo a função de PenDrive. Atualmente existem mais de 100 modelos diferentes, com ferramentas diferentes e formas diversificadas.

As empresas fabricantes deste tipo de produto são de origem suiça, Wenger e Victorinox. O nome Canivete Suiço é uma marca patenteada e registrada pela empresa Victorinox AG e da subsidiária Wenger SA. Após o ano de 2001, especificamente depois dos atentados em 11 de Setembro, o governo dos EUA dificultou a possibilidade de se carregar canivetes em aviões o que ocasionou uma crise na empresa Victorinox, pois seus produtos eram comercializados nos Free Shops, e esta proibição prejudicou as vendas, fazendo-as cair abruptamente. Quatro anos mais tarde, em Abril de 2005, a Victorinox incorporou a Wenger a seu portfolio de produtos, o que a tornou a única fabricante e fornecedora de canivetes para o Exército da Suíça. A cada soldado que ingressa no exército, é dado um kit de sobrevivência contendo um moderno canivete suíço, modelo New Soldier 0.8461. MWCH.

O departamento de tecnologia e novos projetos da Victorinox está em constante atualização, sempre pesquisando as tendências com o intuito de modernizar o seu produto e também combater as imitações dos concorrentes.

Fontes:
http://blog.tocandira.com.br/facas/a-origem-dos-canivetes-suicos/
http://www.victorinox.com/br

Arquivado em: Curiosidades