Checklist

Por Fernando Rebouças
Uma checklist é uma lista de verificação que varia conforme o setor no qual é utilizada. Pode ser elaborada para verificar as atividades já efetuadas a ainda a serem feitas.

Na organização de um evento, um casamento, por exemplo, o checklist considera desde a definição da data até a edição das fotos e vídeos da cerimônia.

Em informática o checklist define as etapas e recomendações a serem seguidas pelos administradores de uma rede na implementação e manutenção, por exemplo. Funciona também como um guia, seja em tarefas profissionais ou pessoais é indicado fazer checklist para organizar as tarefas a serem feitas e checar as já realizadas.

O procedimento é utilizado para definir tarefas de curto, médio e longo prazo relacionadas ao desenvolvimento de um projeto. A check list deve ser resumida, não deve ser redigida como relatório, deve ir diretamente a cada ponto pertencente a um processo em questão.

Todas as ideias devem ser pré-definidas, indicando o que deve ser feito e como ser feito. É um método presente na áreas de trabalho de comunicação, eventos, projetos, construção, fornecimento, produção, distribuição e decisões pessoais.

Fontes:
http://www.guiadocasorio.com.br/planejamento_check.htm
http://www.cert.br/docs/seg-adm-redes/seg-adm-chklist.html
http://ramonpage.com/2006/08/22/a-importancia-das-check-lists-na-producao-web/