Círculos nas Plantações

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Círculos nas Plantações é o termo utilizado para identificar as formas geométricas encontradas em grandes áreas de colheita.

Círculos misteriosos em plantação na Suíça. Foto: By Jabberocky [Public domain], via Wikimedia Commons

Círculos misteriosos em plantação na Suíça. Foto: Jabberocky [Public domain], via Wikimedia Commons

A primeira vez que o fenômeno foi observado no mundo foi na década de 1970 em uma área de cultivo na Inglaterra. Por este motivo, os Círculos nas Plantações também ficaram popularmente conhecidos como Círculos Ingleses. De lá para cá, vários outros casos foram registrados em diferentes partes do mundo.

O fenômeno é melhor visto e compreendido quando observado de cima, pois pode-se perceber com clareza as formas geométricas de produz e os desenhos que formam. Essas representações são formadas amassando o caule das plantas de trigo, cevada, centeio, milho ou canola. Desde o primeiro registro desse fenômeno, muitas explicações foram propostas para se compreender o que de fato acontece. Há respostas ligadas a acontecimentos naturais, assim como explicações no âmbito da ufologia. Popularmente, os Círculos nas Plantações são muito identificados com atividades de seres alienígenas, já que indicariam o local onde eles pousariam suas naves. Esta perspectiva é altamente explorada em filmes e livros, o que ajuda desenvolver o mito. Empresas privadas, contudo, passaram a explorar a técnica para fazer propagandas. Elas contratam publicitários que desenvolvem desenhos nas plantações usando tábuas para pisar nas plantas.

Ainda assim, os Círculos nas Plantações estão cercados de certo mistério. Há casos típicos de propaganda feita por publicitários e casos de difícil explicação. Normalmente, leva-se em consideração fatores como a normalidade de irrigação da plantação, a ausência de vestígio da ação humana, a estrutura molecular das plantas, o perfil magnético registrado no círculo e seus rastros e a presença de elementos químicos não-naturais.

Os desenhos e formas geométricas sem explicação surgem em diversos lugares do mundo. Atualmente, registra-se a ocorrência de tal fenômeno em doze países do mundo. O Brasil está presente nesta lista. O fenômeno tem sido registrado nos estados de São Paulo e Santa Catarina nos últimos anos. Mas os casos com maior repercussão são ainda provenientes da Inglaterra. Lá registrou-se o primeiro fenômeno e, em 2001, ocorreu o famoso caso da Mensagem de Arecibo, no qual os círculos encontrados nas plantações pareciam ser uma resposta a uma mensagem enviada anteriormente em direção ao conglomerado estrelar da Galáxia de Andrêmeda.

Fontes:
http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2012/10/circulos-em-plantacao-no-oeste-de-santa-catarina-viram-caso-de-policia-3919830.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/espaco/astronomo-circulos-em-plantacoes-criaram-quotturismo-dos-malucosquot,ba2805c32935b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2012/10/marcas-misteriosas-aparecem-em-plantacao-de-trigo-no-oeste-de-sc.html
http://www.alemdaimaginacao.com/Alien/os_misterisos_desenhos_nas_plantacoes.html
http://www.projetoockham.org/misterios_circulos_1.html

Arquivado em: Curiosidades