Invenção da televisão

O interesse em criar um aparelho televisor já existia desde o século XIX, mas esse processo foi extremamente demorado. Por volta de 1840 que começou-se a estudar a possibilidade de realizar transmissões de imagens a longa distância. Em 1942, o cientista escocês Alexander Bain conseguiu executar o primeiro envio de uma imagem, mas ainda estava longe de ser o que conhecemos hoje em dia.

Um pouco mais pro final do século XIX, ficou provado pelo britânico Willoughby Smith que a substância selênio era capaz de converter energia luminosa em energia elétrica. Na mesma época, foi desenvolvido por Paul Niokow, um jovem de 24 anos, um disco com orifícios espiralados. Esse disco tinha a capacidade de fracionar uma imagem em vários elementos que posteriormente eram reorganizados para a transmissão. Enquanto isso, ainda estudante, o russo Vladimir Zworykin discutia com seu professor Rosing a possibilidade da criação da televisão. A partir de 1906, Rosing sabia que a resposta estava na utilização de um tubo de raios catódicos.

Em 1923 Zworykin, que havia se mudado para os EUA conseguiu tempo e dinheiro para ir adiante em sua invenção e criou um tubo iconoscópico. Dois anos depois, John Baird conseguiu fazer sua primeira transmissão em casa, empolgado com a novidade correu até seu assistente que serviu de cobaia e se tornou a primeira imagem viva a ser transmitida. Em 1927 Baird fez uma transmissão de Londres até Glasgow e no ano seguinte de Londres para Nova York. Ainda assim o televisor era uma invenção falha, as vozes e as imagens não eram sincronizadas, as figuras não eram muito definidas e faltava estabilidade nas imagens..

O televisor passou a ser aperfeiçoado e foi ganhando reparos até ser transformado em algo mais parecido com o que estamos acostumados hoje.

Foram vários cientistas tentando desenvolver a mesma invenção, mas pela falta de comunicação e por conta da tecnologia não estar tão avançada, esse processo levou quase um século.

Na década de 30, em pleno nazismo, já podia-se assistir televisão em 22 salas públicas na Alemanha. Esse recurso foi implantado para divulgação do regime liderado por Adolf Hitler. Pouco tempo depois, a França e Inglaterra passaram a investir também na transmissão de imagens. Com o fim da 2a guerra mundial e a queda dos preços. ficou fácil da televisão se popularizar

Em 1955 a National Television System Committee (NTSC) passou a fazer uma série de experiências e finalmente aconteceu a primeira transmissão de imagens coloridas nos EUA.

Aqui no Brasil, o aparelho televisor passou por um caminho diferente. Em 1939 ele foi apresentado aos brasileiros na Feira Internacional de Amostras, no Rio de Janeiro. E como o Brasil é o país do futebol, mais ou menos dez anos depois, Olavo Freire, que trabalhava como operador de câmera conseguiu realizar uma transmissão de uma partida.

Em 1951 Assis Chateaubriand inaugurou a famosa e extinta TV Tupi, primeira emissora do país. Mas a primeira transmissão em cores foi ocorrer só 1972 pela TV Difusora de Porto Alegre que televisionou um desfile de carros alegóricos e engana-se quem pensa que foi carnaval mas sim na famosa Festa da Uva em Caxias do Sul.

Bibliografia:
Biografia de Alexandre Bain - Cientistas. http://edukavita.blogspot.com.br/2015/09/biografia-de-alexander-bain-cientistas.html ; acessado em 12 de abril 2016

A história da televisão - Invenção.  http://www.ahistoria.com.br/televisao-invencao/ ; acessado em 12 de abril 2016

10 curiosidades sobre a invenção da televisão. http://guiadoscuriosos.com.br/categorias/3787/1/10-curiosidades-sobre-a-invencao-da-televisao.html ; acessado em 12 de abril 2016

Quem inventou e onde surgiu a televisão. http://minilua.com/quem-inventou-onde-surgiu-televisao/ ; acessado em 12 de abril 2016

A invenção da televisão. http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/a-invencao-da-televisao.html ; acessado em 12 de abril 2016

Arquivado em: Curiosidades