Leite Condensado

Recebe o nome de leite condensado o produto obtido a partir da evaporação de boa parte da água contida no leite, originando um líquido espesso e viscoso, sob o qual geralmente se adiciona açúcar de cana antes que seja embalado em latas esterilizadas. Em condições favoráveis, o leite condensado pode durar por até dois anos acondicionado em sua embalagem. O leite evaporado, antes de atingir sua consistência, assume a forma viscosa do leite condensado, sendo que geralmente aquele não recebe açúcar. Ambos, são, portanto, produtos obtidos a partir do mesmo processo de evaporação da água do leite.

O impulso para a produção de leite condensado data de meados do século XIX, quando vários foram os esforços empregados no problema de se obter leite em regiões isoladas de laticínios, dilema enfrentado especialmente pelos soldados nas guerras. O leite condensado também resolveria um problema comum à época, o da dificuldade em embalar e conservar o leite sem que este se deteriore. Havia também a preocupação com a grande produção de leite impróprio para consumo, devido às condições de pouca higiene de muitas fazendas. É assim que Gail Borden, um fazendeiro norte-americano, lidou com a idéia de remover parte da água do leite e adicionar um elemento estabilizador antes de conservar o produto em lata, na esperança de que assim se poderia desenvolver uma forma de leite conservado e embalado que pudesse ser facilmente transportado e vendido. É a partir do resultado dessas experiências que em 1864 a Eagle BrandConsolidated Milk inicia suas operações.

Em um primeiro momento, o leite condensado foi empregado como bebida, seja consumido puro ou diluído em água. O produto era utilizado por aqueles que não tinham acesso a leite fresco, e usavam o leite condensado ou então o leite evaporado, adicionando água ao produto. Muitas empresas começaram a complementar o leite condensado, enriquecendo-o nutricionalmente para garantir uma maior porcentagem de consumidores. Com a descoberta do processo de pasteurização, bem como dos sistemas de refrigeração, o consumo de leite fresco tornou-se mais difundido, tornando o leite condensado ou evaporado um produto secundário no consumo da população em geral. O produto continuaria, entretanto, como componente de receitas e na produçãod e doce de leite.

O leite condensado atual é feito a partir de leite de alta qualidade, que é pasteurizado para eliminar qualquer contaminação potencial. Este é depois transferido para um evaporador selado em um sistema de tubos fechados e submetidos a uma pressão baixa, o que reduz o ponto de fervura do leite. Como resultado, uma aplicação menor de calor pode ser útil para remover até 60% doteor de água do leite, que é homogeneizado, estabilizado, adoçado, e enlatado em recipientes esterilizados. A adição de açúcar ajuda no combate às bactérias, tornando o leite condensadoperfeitamente armazenável.

Bibliografia:
What Is Condensed Milk? (em inglês). Disponível em <http://www.wisegeek.com/what-is-condensed-milk.htm>. Acesso em: 02 nov. 2011.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos, Curiosidades