Mecenato

Segundo a definição do Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, mecenato significa “proteção dispensada por mecenas às artes, literatura, ciências ou aos artistas, literatos, cientistas, etc. ou apoio financeiro (sem vínculo direto com objetivos publicitários) prestado por pessoa física ou jurídica a realizações artísticas e culturais; patrocínio”.

Indicando patrocínio ou incentivo a pessoas ligadas à arte, o termo mecenato remete ao nome de Caio Mecenas, conselheiro de Otávio Augusto (que foi um imperador romano) e responsável pelo patrocínio de diversos artistas. Este tipo de ajuda foi um comportamento constante na época do Renascimento e era feito com o objetivo de melhorar a imagem dos mecenas através do apoio à arte.

Vários artistas foram beneficiados pelo mecenato, entre eles destacam-se Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Michelangelo Buonarroti, François Rabelais, Michael de Montaigne, entre outros. Os mais importantes mecenas do período do Renascimento Cultural foram Lourenço de Médici, banqueiro de origem italiana, Come de Médici, político e banqueiro italiano, Galeazzo Maria Sforza, duque de Milão; e Francisco I, rei da França.

Entre outras características, o mecenato é considerado um mecanismo importante que impulsionou a produção renascentista nas cidades de Veneza e Florença (Itália), sendo um pilar para uma mudança de conceitos culturais no pensamento da humanidade que ocorreu nesta época.

Existem diversas aplicações de mecenato, que são classificadas da seguinte forma: mecenato de solidariedade e mecenato cultural. O primeiro é referente a ações que apoiam setores essenciais da sociedade como pesquisa científica, meio ambiente e educação. Já o segundo, que é o mais conhecido historicamente, refere-se aos incentivos para o teatro, música, danças, audiovisual, museus, moda, entre outras áreas artísticas.

Em relação ao marketing empresarial, os principais objetivos do mecenato são: ampliar a notoriedade de uma empresa ou instituição, ganhar a simpatia do público-alvo, transparecer uma imagem de ação efetiva dentro da comunidade, melhorar a imagem da companhia e valorizar a imagem humana e social da empresa.

Entre os tipos de mecenato, a classificação é feita de acordo com a posição que a companhia objetiva de alcançar. Caso a empresa desenvolva ações filantrópicas e doações, configura-se o mecenato humanitário ou de beneficência. Há também o mecenato de compromisso, que ocorre quando certa organização apoia um evento ou uma causa sem a intenção de obter retorno. Se a companhia fizer uma ação beneficente com o intuito de conseguir alguma vantagem, o mecenato é classificado como de intervenção.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mecenato

http://www.suapesquisa.com/pesquisa/mecenas.htm

http://houaiss.uol.com.br/busca?palavra=mecenato

http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/DescobriBarroco/Renascimento_Introducao.htm

Arquivado em: Curiosidades