Objetos Submarinos Não Identificados (OSNI)

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

OSNI é a sigla para Objetos Submarinos Não Identificados.

Questões existenciais sobre o universo e o relacionamento dos humanos com seres de outros planetas ou galáxias são questões que tomaram conta da cultura popular na segunda metade do século XX. Nunca se falou tanto de avistamentos e supostos contatos com seres alienígenas como a partir da Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, o tema foi explorado em diversas possibilidades em variadas mídias. Ganhou repercussão mundial a questão dos discos voadores, que seriam, supostamente, os veículos utilizados por esses seres alienígenas. Mas, embora não haja evidências oficiais sobre isso, o certo é já foram registrados muitos vídeos ou fotografias que demonstram a existência de objetos estranhos realizando movimentos incompreensíveis no céu ou no espaço. Situações em que, reconhecidamente, esses objetos realizam movimentos além de nossas capacidades tecnológicas atuais. Sem saber o que são tais objetos e qual sua origem, cunhou-se um nome que reúne todas essas possíveis manifestações, os chamados Objetos Voadores Não Identificados (OVNI).

No entanto, estamos muito acostumados a nos concentrar no céu e esperar que dele venham novidades e surpresas para nossas vidas. Muitas vezes, acabamos nos esquecendo do mar, que está muito mais próximo, mas também é inatingível em alguns pontos e repleto de mistérios. Com o passar dos anos, houve um incremento na quantidade de relatos sobre situações inexplicáveis vistas no mar que, assim como no céu, estão além de nossa compreensão ou de nossas explicações científicas até o momento. Em analogia ao termo OVNI, criou-se o termo Objeto Submarino Não Identificado (OSNI), utilizado para definir qualquer objeto ou fenômeno de percepção óptica ou mecânica observado na água.

Há muitas pessoas interessadas especialmente em OSNI que alegam haver tantas ocorrências desses objetos ou fenômenos no mar quanto no ar. As principais características desses objetos não identificados são acerca da capacidade de suportar uma pressão que nenhum submarino construído com as tecnologias atuais seria capaz de resistir. Simultaneamente, são capazes de realizar manobras em alta velocidade e com movimentos não explicáveis ou reproduzíveis para objetos em ambientes aquáticos. Algumas pessoas atribuem esses fenômenos a civilizações extraterrestres. Outras acreditam que são veículos de civilizações intraterrestres, ou seja, que vivem no interior ou núcleo de nosso planeta. Seja como for, por ora, são apenas especulações e tais objetos ou fenômenos continuam não identificados.

Os principais registros de supostos OSNI’s aconteceram em Porto Rico, no Japão, na Rússia, nos Estados Unidos e nos países da Escandinávia.

Fontes:
http://www.cubbrasil.net/index.php?option=com_content&task=view&id=1901&Itemid=110
http://www.youtube.com/watch?v=UQ-Jgo4MlP4
http://www.ufo.com.br/artigos/ocorrencias-envolvendo-objetos-submarinos-nao-identificados

Arquivado em: Curiosidades