Pantone

Mundialmente conhecida pelo sistema de catálogo de cores, a Pantone Inc. é uma empresa com sede em New Jersey, na cidade de Carlstadt. Fundada em 1962 por Lawrence Herbert, iniciou as atividades como fabricante de cartões de referência de cores para empresas do segmento de cosméticos. O primeiro sistema de padronização de cores foi desenvolvido no ano de 1963, denominado Guia Pantone, continha inúmeros cartões de 5cm, impressos com variadas cores dos dois lados e agrupados por um espiral, como se fosse um caderno. As tonalidades eram seguidas de acordo com a porcentagem da pigmentação da cor, a cor verde por exemplo iniciava com um tom escuro e a luminosidade seguia até o claro.

Foto: Dja65 / Shutterstock.com

Foto: Dja65 / Shutterstock.com

A ideia do sistema de Guias Pantone é apresentar todas as possibilidade de tonalidades e numerá-las para especificar determinadas cores, e visualizar como será impressa. O departamento de produção gráfica das agências de publicidade ou bureaus, utilizam a tabela como referência para mostrar ao cliente como ficará a impressão, e antes de encaminhar o trabalho para a gráfica. A numeração da Pantone é útil para que a gráfica tenha a instrução de como calibrar o maquinário, e garanta que a cor seja exatamente como impressa no catálogo. O fabricante recomenda que o Guia Pantone seja substituído anualmente, com o intuito de minimizar possíveis divergências na referência da cor, visto a degradação e desgaste natural das tintas.

Para entender a forma como é lido o espectro de cores, cada tonalidade e pigmentação é vista de maneira diferente pelos equipamentos, por exemplo os materiais impressos utilizam o sistema de cores denominado CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), traduzidos como Azul, Rosa, Amarelo e Preto, que misturadas, compõe diversas tonalidades. Ao visualizar um arquivo na tela do computador, a leitura é feita em RGB (Red, Green and Blue), que são as cores Vermelho, Verde e Azul. O Guia Pantone é útil como referência na padronização de cores, justamente pela dificuldade de acerto destes dois tipos de visualização.

Todas as cores do Pantone possuem um número devidamente registrado e único.  As cores da Bandeira do Brasil são registradas como Pantone 356 (Verde), Pantone 109 (Amarelo) e Pantone 661 (Azul). Toda listagem das cores e números, são propriedade intelectual da Pantone e não podem ser comercializadas, por isso os softwares livres como Inkscape e GIMP não suportam as cores.

São mais de  13 mil cores catalogadas e divididas em categorias como: Sólida, Pastel, Neon, Metálicas e Especiais. Como parte da estratégia de marketing da empresa, anualmente a Pantone faz o lançamento da "cor do ano", após pesquisas e análises sobre o desejo e comportamento do consumidor.

Fontes:
http://www.pantone.com/pages/pantone/index.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pantone

Arquivado em: Curiosidades, Empresas