Purple Heart

Condecoração militar do exército dos EUA, Purple Heart (em português, Coração Púrpura) é uma das distinções de maior representatividade no círculo militar. É concedida, em nome do presidente, a todos os membros das Forças Armadas que sejam mortos ou feridos enquanto prestam o serviço militar contra inimigos dos Estados Unidos. A primeira versão da medalha foi criada no ano de 1917 e, até hoje, é atribuída.

Purple-HeartOriginalmente, a condecoração chamava-se Distintivo do Mérito Militar, que foi estabelecida pelo então comandante do exército, George Washington, no dia sete de agosto de 1782. Naquele período, a medalha fora atribuída a três militares durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos, não sendo mais utilizada após o final do conflito. A homenagem não chegou a ser eliminada e, após a Primeira Guerra Mundial, em 1927, o Congresso negou uma nova proposição do comando exército pela condecoração.

A história começou a mudar em 1931, quando o então chefe do estado-maior do exército dos EUA, general Douglas MacArthur, encomendou secretamente um desenho renovado para a medalha em homenagem ao aniversário de nascimento de George Washington, seu criador. Para a criação do novo escudo, foi designada uma especialista do exército em heráldica, que iniciou o desenvolvimento do novo brasão com base no que MacArthur havia especificado. Desta forma nasceu a condecoração Purple Heart, instituída no dia 22 de fevereiro de 1932 para condecorar as memórias dos militares mortos e feridos em batalhas. O primeiro militar a receber a medalha foi o general MacArthur, de forma retroativa, pois ele tinha sido ferido na Primeira Guerra Mundial. A medalha Purple Heart é inferior à Estrela de Bronze e Superior às Medalhas de mérito de serviço.

Em 2006, Bill Birrell dirigiu o filme Purple Heart, inspirado pelo nome da condecoração. Estrelado por William Sadler, Mel Harris e Emilio Rivera, o longa narra a história do sargento Oscar Padilla, um membro da elite militar que foi designado a operar missões secretas. Sua primeira missão era assassinar Saddam Hussein no início da Guerra do Iraque. Porém, a missão é comprometida quando Padilla é capturado e torturado por um grupo paramilitar de iraquianos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Purple_Heart
http://www.imdb.com/title/tt0449488/
http://www.heraldica.com.br/home/index.php
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=9608

Arquivado em: Curiosidades