Sheffield FC - O clube de futebol mais antigo

O Sheffield Football Club é um clube inglês de futebol, de Sheffield, no condado metropolitano de South Yorkshire. O clube, fundado em 1857, é mais notório por ser oficialmente reconhecido pelo FIFA como o clube de futebol mais antigo do mundo, em atividade, sendo o clube de futebol mais antigo de todos os tempos o Foot-Ball Club, fundado na cidade de Edinburgh, na Escócia, em 1824. Atualmente, o Sheffield Football Club disputa a Northern Premier League Division One South, afundado nas complexas castas de divisões amadoras do futebol britânico.

Em 1855, membros do clube de críquete de Sheffield começaram a realizar partidas informais de futebol, sem nenhum tipo de uso de regras formais, até que os membros Nathaniel Creswick e William Prest decidiram fundar o Sheffield Football Club. A reunião inaugural do Sheffield FC aconteceu em 24 de Outubro de 1857, em Parkfield House, nos subúrbios de Highfield. A sede original era uma estufa abandonada na East Bank Road, emprestada por Thomas Asline Ward, pai de Frederick Ward, o primeiro presidente do Sheffield FC, e o espaço ao redor da estufa se tornou o primeiro campo de treino do time.

Inicialmente, as partidas do Sheffield FC eram realizadas entre os membros do próprio clube, como, por exemplo, partidas entre “casados contra solteiros”, ou “profissionais contra o resto”. Creswick e Prest foram responsáveis pela concepção das regras de jogo do clube, que foram estabelecidas em 21 de Outubro de 1858, dando origem às “Regras de Sheffield”. Até então, antes da formação da Football Association (a entidade que controla o futebol na Inglaterra), muitos tipos diferentes de futebol eram praticados no país. Por exemplo, cada um dos colégios públicos realizavam partidas de futebol seguindo com suas próprias regras, que variavam enormemente. Essas primeiras regras eram constitutivas, não havia lei do impedimento, mas foi a primeira a introduzir os tiros livre após uma jogada faltosa. As regras do futebol australiano, que seriam concebidas pouco tempo depois, se assemelhavam bastante às Regras de Sheffield. Em 1862, existiam 15 clubes na área de Sheffield, e essas regras foram adotadas pela Associação de Futebol de Sheffield, criada em 1867. Até então o Sheffield FC só realizava partidas com equipes de fora da região, buscando um desafio maior. Em 30 de Novembro de 1863, o clube se associou à Football Association, apesar de continuar a seguir suas próprias regras, adotando as regras nacionais apenas em 1878.

O clube já foi sediado em diversos lugares por toda a Sheffield, incluindo Bramall Lane, casa do rival Sheffield United. Hoje, o clube se encontra no Coach and Horses Ground em Dronfield, Derbyshire. Devido à sua idade, o clube também é conhecido por atuar no derby mais antigo do mundo, iniciado nos anos 1860, quando o Sheffield participou das primeiras partidas de futebol interclubes contra o clube Hallam, dando origem ao “derby de Sheffield”.

O melhor momento da equipe se deu em 1904, quando venceram a FA Amateur Cup, competição que fora criada graças a uma sugestão dada pelo próprio clube. Também foram vice-campeões na FA Vase, em 1977, competição exclusive para os times menores do futebol inglês. O clube foi agraciado pela FIFA com a Ordem de Mérito, recebendo a honraria de estar no Hall da Fama, por seu papel importante na história do futebol mundial.

Fontes:
http://www.behindtheflag.info/online/
http://www.sheffieldfc.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/Sheffield_F.C.

Arquivado em: Curiosidades