Sinal de Hollywood

Foto: Linda Moon / Shutterstock.com

Foto: Linda Moon / Shutterstock.com

O sinal de Hollywood localiza-se no Mount Lee. Em inglês, é chamado de Hollywood Sign e foi idealizado pela Câmara do Comércio no ano de 1921 como parte de uma peça publicitária. Além de ser um famoso símbolo do luxuoso distrito e seus estúdios de cinema, o letreiro tem função delimitadora entre Los Angeles e grande parte do Vale de San Fernando. Estende-se por uma cordilheira que possui aproximadamente 570 metros e se encontra virado para o lado sul de Los Angeles. Desde os anos 40, o dono do lugar era  o finado Howard Hughes, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo. Porém, em 2002, o terreno foi posto no mercado pelos donos da herança de Hughes.

Atualmente o letreiro forma a palavra HOLLYWOOD, mas nem sempre foi assim. Na época de sua construção, anos 20, as letras formavam a palavra Hollywoodland. Essa foi uma maneira encontrada por H. J. Whitley, conhecido como "pai de Hollywood”, de divulgar um loteamento que havia sido construído no distrito. Em 1940 as quatro últimas letras (LAND) foram removidas, sendo que anos antes o letreiro fora abandonado e encontrava-se e estado sério de deterioração. Para a reconstrução do símbolo, em 1978, diversas pessoas fizeram doações em dinheiro e novas letras foram compradas.

No dia 16 de setembro de 1932, a atriz Peg Entwistle, que morava com seu tio em região próxima ao letreiro, disse que iria até a farmácia. Porém, subiu na letra H do símbolo e se jogou. No outro dia, houve uma ligação anônima avisando a polícia sobre um corpo encontrado próximo à letra, além de roupas e um bilhete suicida que dizia: “Tenho medo de ter sido uma covarde. Desculpem-me por tudo. Caso eu tivesse feito isso há muito tempo, eu teria me poupado de tanta dor. P.E.”. Segundo alguns moradores da região, Peg assombra o símbolo perfumando o lugar com seu perfume favorito, Gardênia.

Para evitar que pessoas não autorizadas tenham acesso à área do símbolo, o terreno, áspero e íngreme por natureza, foi cercado por algumas barreiras. Para aumentar a segurança, em 2000, o Departamento de Polícia de Los Angeles fez a instalação de um sistema de vigilância com câmeras e detecção de movimento. Um alarme dispara caso algo ocorra dentro do perímetro.

Fontes:
http://www.hollywoodsign.org/the-history-of-the-sign/
http://www.findadeath.com/Deceased/e/Peg%20Entwistle/peg_entwistle.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Letreiro_de_Hollywood

Arquivado em: Curiosidades