Sociedade Numismática Brasileira

Localizada no centro histórico de São Paulo, próxima a diversas lojas que comercializam selos, cédulas e moedas antigas, a Sociedade Numismática Brasileira foi fundada no dia 19 de janeiro de 1924. Desde aquela época, a entidade continua não tendo fins lucrativos, com o grande objetivo de estimular a ciência da Numismática, que estuda medalhas, brasões, títulos, entre outros materiais muito antigos. Além disso, é o próprio corpo de associados que mantém e administra a SNB, sendo que existe a possibilidade aberta de avaliação e integração de pessoas e instituições.

No início, a Sociedade Numismática Brasileira começou suas atividades com um pequeno grupo de colecionadores. Mas a SNB desenvolveu-se, agregando novos sócios e expandindo sua atuação. Atualmente, apresenta um grande grupo de aficionados pela Numismática, além de contar com membros no exterior. De acordo com informações da SNB, nos anos 80, a entidade contava com menos de mil associados, número duplicado atualmente, levando-se em consideração a quantidade de adeptos das mais de vinte associações presentes no Brasil, sócios ou não.

Ao entrar na SNB, verifica-se inúmeras raridades que ficam expostas em um corredor na frente das funcionárias que atendem os visitantes. Ao caminharmos na direção de um saguão, que normalmente fica com as luzes apagadas, vemos diversos vitrais que ladeiam o local, exibindo peças e objetos que raramente observamos em nosso cotidiano. Resgatando o passado, passeamos por equipamentos de soldados que lutaram na Revolução Constitucionalista de 1932, observamos títulos honorários antigos, cédulas, moedas e folhetos de todas as épocas do Brasil. Este passeio poder ser considerado um mergulho no passado e, também, uma forma de valorizarmos o presente. Os objetos que nos passam despercebidos podem ser bem caros no futuro.

No ano de 1951, a SNB obteve o reconhecimento como entidade de utilidade pública. Em sua sede, apresenta um salão social, um museu e uma biblioteca. Entre outras funções, a Sociedade Numismática Brasileira é divulgadora de atividades e estudos dos seus associados, que aumentam o caráter educativo e acadêmico sobre o assunto a partir de materiais impressos ou páginas on-line. Outra função da Sociedade é representar o país em encontros estrangeiros e nacionais por meio de seu corpo diretivo.

Foi durante o século que XIX que se registrou a presença dos primeiros colecionadores de moedas brasileiros. Apesar de poucas citações em jornais de época, sabe-se que eles já existiam muito antes da data de registro e estavam espalhados em áreas desenvolvidas do Brasil como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fontes:
http://www.snb.org.br/historia.asp
http://www.amaradei.com.br/v2/sociedade-numismatica-brasileira-2/
http://www.snb.org.br/boletins/pdf/54%20-%20Numism%C3%A1tica%20Cl%C3%A1ssica.pdf

Arquivado em: Curiosidades