Sol Negro

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

O Sol Negro foi um símbolo utilizado pelo misticismo nazista.

sol negroQuando os nazistas assumiram o poder na Alemanha, liderados por Adolf Hitler, levaram ao Estado não apenas uma visão radical da política, mas também perfis artísticos e culturais que são base de muitas pesquisas atualmente. Para além de todo o militarismo que caracterizava o governo alemão da década de 1930, havia uma série de símbolos e ideologias que marcavam profundamente o dia a dia do nazismo. Adolf Hitler discursava em prol de uma suposta raça superior, os arianos, e incendiava no peito dos alemães a ideia de superioridade, estimulando a força para superação da crise e ampliação do poderio da Alemanha na Europa. Simultaneamente, pregava a intolerância contra um grupo de indivíduos que elegeu como originário dos problemas sociais e que deveria ser eliminado, os judeus.

Em meio a esse cenário acalorado e ofensivo da década de 1930 estavam os múltiplos símbolos caracterizantes das expressões culturais e ideológicas dos nazistas. Dentre todos eles, o que mais se destacou foi o uso da suástica, símbolo que se tornou máximo na identificação da Alemanha liderada por Adolf Hitler. No entanto, existiam outros. Um deles era o chamado Sol Negro. A imagem, toda em cor preta, estampava um sol central expelindo doze raios. Observando mais precisamente, o símbolo era composto de três suásticas, aumentando a identificação com o nazismo.

Os nazistas acreditavam por completo que representavam uma raça superior e que derrotariam os impuros para “limpar” o mundo de raças inferiores. Cientes da supremacia que a condição da raça lhes oferecia, os nazistas imaginavam que venceriam a Segunda Guerra Mundial e já preparavam uma política para dominação do mundo. Amparado por ideias esotéricas e ocultistas, o misticismo nazista espalhava símbolos pelos locais que considerava mais relevantes para a raça ariana. Um desses locais era o castelo Wewelsburg, perto da cidade de Paderborn. Os nazistas da SS, tropa de grande influência no governo de Adolf Hitler, fizeram obras de ampliação do castelo preparando a região para que fosse o centro de controle do mundo após a Segunda Guerra Mundial. O castelo recebeu vários ornamentos nazistas. No andar de mármore do castelo foi implantado um mosaico com um disco dourado no centro, representando o Sol Negro. Este termo, contudo, só se tornou popular com o fim do conflito armado, especialmente porque, devido à luminosidade do local, o símbolo parece ser de cor preta.

O Sol Negro é utilizado atualmente por correntes do neopaganismo, que atribuem significados distintos ao símbolo, mas também pelos integrantes de grupos neonazistas.

Fontes:
http://noitesinistra.blogspot.com.br/2012/11/o-sol-negro.html#.UW1L-8qyK3M
http://www.witchstore.com.br/1511259-C17-Sol-Negro
http://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=UV6Yl5D0kdEC&oi=fnd&pg=PA10&dq=Sol+Negro+nazismo&ots=ksGYhCXzdD&sig=jgHYWAW0RtF5qmfkY0u4mHl7STA#v=onepage&q=Sol%20Negro%20nazismo&f=false

Arquivado em: Curiosidades