Suástica

Por Felipe Araújo
A palavra suástica remete inevitavelmente à época do nazismo. Neste período, o símbolo ficou marcado no mundo todo como sinônimo de morte, sangue e ódio contra os judeus. Mas a suástica não foi somente utilizada pelos nazistas liderados por Adolf Hitler. Muito antes disso, em culturas que englobam os índios Hopi, os Budistas, Celtas e Astecas, a suástica era utilizada como um símbolo místico em muitas épocas e foi utilizada por povos diferentes. Também chamado de cruz gamada, o desenho possui detalhes gráficos que diferem de uma cultura para outra, sendo que diversos símbolos de suásticas utilizam figuras que possuem apenas três linhas.

De acordo com Sérgio Pereira Couto no livro Dossiê Hitler (Editora Universo dos Livros), “Um ponto que poucas pessoas sabem, entretanto, é que não foram os seguidores de Hitler que criaram este símbolo, mas sim se aproveitaram de uma verdadeira herança da antiguidade, cujo significado é discutido até hoje”.

No caso da suástica nazista, a ponta dos braços aparece como se girasse em sentido horário, rodando da esquerda para a direita e colocando sempre um dos braços na parte mais alta. Outros tipos de suásticas sequer têm braços e são formadas por cruzes e linhas encurvadas. Bons exemplos são os símbolos malteses e islâmicos, que parecem mais com hélices do que com as suásticas propriamente ditas.

Há a suástica celta, que também difere demais das outras; e os desenhos das suásticas Budistas e Hopi, que giram do lado direito para o esquerdo, como se fossem reflexos de espelho do desenho modificado pelos nazistas. Pelo lado oriental, existe na China desde o ano 700 um símbolo que segue os pontos cardeais e tem orientação quádrupla, significando o número 10.000. Já os japoneses utilizam a suástica como forma de representação geográfica de países do extremo oriente, de santuários e templos.

Apesar de sua utilização em diversas culturas e religiões, o símbolo é cultuado desde o período do Neolítico. A cruz suástica é uma das representações mais antigas e tornou-se um símbolo universal, atingindo sociedades como a dos índios nativos americanos e cerimônia religiosas e civis da Índia, país onde pode ser encontrada em templos, festivais, locais de celebração e em casamentos. A suástica foi introduzida na cultura indiana pelos reis hindus e tornou-se um símbolo comum na em outros países do Sudeste Asiático como a Indonésia.

Fontes:
http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=QqnqdZ1eNLgC&oi=fnd&pg=PA7&dq=%22origem+da+su%C3%A1stica%22&ots=uaMHhbMRWS&sig=jB9xn2u_xfhgXKUJUBplects0mQ#v=onepage&q=origem%20da&f=false
http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1680596-su%C3%A1stica-s%C3%ADmbolo-diferentes-significados/