População do Uruguai

Por Thais Pacievitch
A população uruguaia é composta por descendentes de imigrantes europeus, na maioria, aproximadamente 95%, brancos. A grande maioria é descendente de espanhóis, mas também são encontrados descendentes de italianos e franceses. O idioma oficial no país é o espanhol.

Os outros 5% é composto por descendentes de escravos africanos. A maioria dos negros uruguaios vivem na cidade de Montevideu. A herança cultural africana está presente nas cerimônias de candomblé e em alguns estilos de música no Uruguai.

Ao contrário dos demais países da América Latina, a população indígena uruguaia foi dizimada completamente desde 1832.

Segundo o último senso realizado no Uruguai, o número de habitantes no país é de 3,4 milhões, sendo que mais da metade da população vive na capital, Montevidéu.

Apenas 15% da população vivem no campo. Esse êxodo rural tem tido como conseqüências o crescimento dos bairros pobres habitados por famílias numerosas, o aumento da violência urbana e a ausência das crianças nas escolas, obrigadas a trabalhar para garantir o mínimo para a sobrevivência.

Apesar desse quadro, o índice de analfabetismo no país é de 4% e a média de crescimento da população entre 1995 e 2000 foi de 0,7% ao ano. Uruguai possui um sistema educacional de qualidade, obrigatório, laico e gratuito em todos os níveis da educação, inclusive nas Universidades.

Quanto à religião, 46% da população são católica, 27% dizem acreditar em Deus, mas não se confessam, 16% são ateus ou agnósticos, 10% são cristãos não católicos e 1% declaram que pertencem a outras religiões.

A idade média da população Uruguai é de 32,4 anos, enquanto a expectativa de vida é de 75,72 anos (homens 72,12 e mulheres 79,52). O índice de mortalidade infantil é de 14,5 por mil nascidos.

O Uruguai apresenta altas taxas de emigração, ou seja, grandes números de uruguaios, sobretudo os jovens, têm deixado o país em busca de melhores condições de vida em outros países.

O nível cultural do povo uruguaio é bom, sendo que recebem muito bem os visitantes e turistas que vão para seu país. A paixão nacional do uruguaio é o futebol. Assim como na Argentina, o Tango é o estilo musical preferido dos uruguaios.