Dermografismo

O dermografismo (palavra oriunda do grego que significa “escrever na pele”), também conhecido como urticária dermográfica ou dermatografismo, refere-se a uma desordem cutânea, na qual a pele torna-se inchada após uma picada ou arranhão.

Esta condição, que afeta cerca de 5% da população mundial, é resultante da presença de mastócitos na superfície da pele. Estas células liberam histamina, substância responsável pelo inchaço cutâneo, sem que haja a presença de antígenos. Envolvendo o mastócito existe uma delgada membrana que se rompe sob pressão física, levando a uma reação alérgica, tipicamente caracterizada por edema avermelhado na pele.

Muitas vezes, o dermografismo pode ser confundido com uma reação alérgica ao objeto causador da condição, por causar prurido, quando, na realidade, é o ato de coçar que ocasiona o edema.

O edema costuma aparecer dentro de minutos após a agressão cutânea, vindo acompanhado de sensação de calor e prurido, embora alguns pacientes não sintam coceira no local afetado. Também podem surgir edemas em outras regiões do corpo que não foram arranhadas, coçadas ou raspadas. A duração desses sintomas é de apenas alguns minutos (cerca de 10 minutos).

O tratamento é feito com anti-histamínicos e cromoglicato, capazes de prevenir a ação da histamina.

Alguns cuidados devem ser tomados para evitar o surgimento do dermografismo, como:

  • Roupas coladas ao corpo ou que fiquem roçando na pele;
  • Banhos longos e quentes;
  • Buchas e esponjas;
  • Toalha felpuda. Dê preferência para toalhas macias, utilizando-a sem esfregar com força contra a pele;
  • Mantenha o organismo e a pele hidratados;
  • Quando somente o tratamento medicamentoso não é o suficiente, evite o estresse. Procure realizar atividades prazerosas, como válvulas de escape.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dermografismo
http://dermatology.about.com/cs/hives/a/dermograph.htm
http://www.uv.es/=vicalegr/PTindex/dermografismo.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Dermatologia, Doenças