Discromia

Por Débora Carvalho Meldau
Discromia consiste em um termo médico utilizado para descrever anomalia ou alteração na pigmentação da pele.

A etiologia da discromia é diversificada, podendo ser causada pela exposição aos raios ultra-violetas (UV), alterações dos níveis hormonais, reações alérgicas, alterações genéticas, estresse psicológico, acidentes mecânicos (como, por exemplo, queimadura), entre outros. Dentre os locais mais comumente afetados estão: face, braços, mãos, ombros, costas e pernas.

Classifica-se a discromia em dois tipos: hipodromia e hipercromia.

Hipocromia

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar pouca pigmentação. O tipo mais comum é o vitiligo. Esta patologia é de difícil tratamento; contudo, algumas técnicas, como, por exemplo, a micropigmentação, podem melhorar a estética da área despigmentada.

Hipercromia

Este tipo de discromia caracteriza-se por apresentar excesso de pigmentação.  São diversos os tipos de hipercromia, dentre eles estão:

  • Lêntigo solar: surge especialmente no tórax, como resultado da exposição solar.
  • Mancha mongólica: também resulta da exposição à luz solar, de localização dérmica, ocorrendo com maior frequência em pessoas negras.
  • Lêntigo senil: localizam-se habitualmente nas mãos, braços e face e decorrem da exposição durante anos ao sol.
  • Efélide: popularmente conhecidas como sardas, ocorrem em pessoas de pele clara e localizam-se mais comumente na face.
  • Melasma (ou cloasma): possui coloração marrom escura e localiza-se mais frequentemente na face. Surge em mulheres durante o período gestacional, resultando, em grande parte, das alterações hormonais ocorridas nesse período.

A melhor forma de evitar a discromia ocasionada pela exposição aos raios UV é utilizar protetores com alto fator de proteção solar e de amplo espectro.

Durante o período de tratamento das discromias, é de extrema importância evitar ao máximo a exposição à luz solar, pois somente um dia já é suficiente para reverter meses de tratamento.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Discromia
http://www.saudebeleza.net.br/index.php/servicos-tratamentos/medicos/discromias-manchas-pele.html
http://pt.wikiversity.org/wiki/Discromias_Cut%C3%A2neas_e_Despigmentantes
http://mundoestetica.com.br/discromia-melasma-cloasma

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.