O Homem Vitruviano

Por Fernando Rebouças
O Homem Vitruviano é um desenho de 1492, feito por Leonardo Da Vinci, no qual expõe o traçado e proporções do corpo humano. Também é um conceito da obra “Os dez livros da Arquitetura”, do arquiteto romano Marco Vitruvio Polião.

Homem Vitruviano

Homem Vitruviano

O conceito elabora a noção a respeito da divina proporção através do raciocínio matemático, sendo um modelo ideal para todo o ser humano. As proporções do “homem vitruviano” são perfeitas e inserem o conceito clássico e divino de beleza.

As descrições de Vitrúvio foram se perdendo no decorrer dos anos e as cópias fugindo do traço original, dentre tantos desenhos, ficando a representação gráfica de Da Vinci a mais difundida no momento atual.

Leonardo Da Vinci teria feito o desenho no ano de 1490, e faz parte da coleção “Gallerie dell’Accademia”, na cidade de Veneza, Itália. No desenho, as posições dos braços e pernas expressam quatro posturas diferenciadas inscritas em círculo, sendo o centro da figura o umbigo.

O desenho reúne todo o interesse que Leonardo Da Vinci possuía sobre arte e ciência, o desenho tornou-se mais pleno nas mão de Da Vinci, no qual há correções de medidas à perfeição da forma humana.

No conceito da “Divina proporção”, tão expressado em obras renascentista , há a busca e definição das partes corporais do ser humano. Entende-se que a “Divina proporção” teve uma de suas origens na Grécia Antiga, onde se conhecia os quatro sólidos geométricos perfeitos: “tetraedro”, “hexaedro”, “octaedro” e “icosaedro”, associados aos quatro elementos da natureza.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano
http://www.famat.ufu.br/eventos/semat6/docs/giselle.pdf
http://www.discoverybrasil.com/web/davinci/historia/Homem-Vitruviano/