Antracose

Por Débora Carvalho Meldau
Antracose é uma lesão pulmonar definida como o acúmulo de poeira de carvão nos pulmões e a reação tecidual à sua presença.

De todos os pigmentos exógenos que causam problemas ao organismo, o mais frequente é o carvão. Presente como poluidor do ar atmosférico, especialmente nas cidades, o carvão é inspirado sob a forma de pequeníssimas partículas e atinge os alvéolos pulmonares. O mesmo ocorre com os fumantes. A maior parte do carvão inspirado é retido ao longo da árvore respiratória pelo muco expelido pelos movimentos ciliares e tosse. Essa alteração também é muito comum em mineradores de carvão.

As partículas suficientemente pequenas para chegarem aos alvéolos são fagocitadas neste local por macrófagos que podem retornar com a sua carga de carvão para o tecido intersticial pulmonar, onde entram nos linfáticos para serem depositadas ao longo dos mesmos ou, preferentemente, nos linfonodos hílares e mediastínicos. Assim sendo, quase todos os indivíduos exibem uma pigmentação enegrecida pulmonar que, quando vista sob a pleura, se dispõe em linhas desenhando a periferia dos lóbulos. Nas regiões cicatriciais, principalmente ao redor de antigas lesões tuberculosas, a pigmentação se acentua, pois a fibrose dificulta a drenagem linfática.

A antracose não causa qualquer alteração, não sendo responsável por fibrose, também não parece ser um fator predisponente a qualquer doença pulmonar. Porém, quando se associa ao hábito de fumar cigarros, agrava os efeitos nocivos do fumo sobre os pulmões. Esse fato tem sido demonstrado em estudos realizados com mineradores de carvão, sendo observado que entre eles só os fumantes desenvolvem alterações da função pulmonar suficientes para produzir sintomas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antracose
http://www.meddean.luc.edu/lumen/MedEd/elective/pulmonary/silica/silica_f.htm
http://www.microscopyu.com/staticgallery/pathology/anthracosis40x03.html
Patologia: Processos Gerais – Andrade Netto Brito Montenegro. Editora Atheneu. 3° edição.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.