Cisto dermoide

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

O cisto dermoide trata-se de um teratoma cístico, ou seja, um cisto presente desde o nascimento, formado por pele madura, na qual há folículos pilosos desenvolvidos, bem como glândulas sudoríparas e, em certos casos, pelos, sebo, sangue, gordura, ossos, dentes, unhas, cartilagem e tecido tireoidiano. Em raros casos, os cistos dermoides podem ser malignos, comumente carcinoma de células escamosas em adultos e, em bebês e crianças, pode haver o desenvolvimento de tumor do seio endodérmico.

Costumam situar-se em áreas de fendas embrionárias, como:

  • Região periorbital: comumente observado em crianças pequenas, geralmente situado próximo a face lateral da sobrancelha
  • Coluna vertebral: cistos dermoides nessa região podem se desenvolver em decorrência de um erro durante o desenvolvimento do tubo neural. Sua incidência é extremamente baixa. Localizam-se especialmente na região lombrossacaral e vértebras torácicas.
  • Seios paranasais: são extremamente raros e muito difícil de ser removido.
  • Ovários: podem desenvolver-se em mulheres durante sua vida reprodutiva. Podem ocasionar torção do órgão, infecção, ruptura e até evoluir p/ neoplasias.

O diagnóstico comumente é feito por meio do exame físico. Caso o médico desconfie que o cisto esteja conectado a outros tecidos, pode ser necessário realizar exames de imagem, como radiografias, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

O tratamento do cisto dermoide consiste em sua completa extirpação cirúrgica, de preferência sem exteriorização de seu conteúdo. Geralmente a remoção desta estrutura não é de emergência; todavia, quando este cisto torna-se inflamado, dolorido, ou seu portador apresente febre, é necessário procurar ajuda médica imediatamente.

Com exceção de raros casos nos quais ocorrem complicações que podem estar presentes em qualquer procedimento cirúrgico, a ressecção cirúrgica do cisto costuma resultar em recuperação completa.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Dermoid_cyst
http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/sdermoid-cyst

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: