Doença da Folha Verde do Tabaco

A doença da folha verde do tabaco (DFVT) trata-se de uma forma de intoxicação aguda resultante da absorção dérmica da nicotina presente na folha da Nicotiana tabacum (planta do tabaco), sendo, portanto, uma enfermidade que acomete, em especial, agricultores que trabalham com o cultivo dessa planta.

Nos anos de 2007 e 2008, a Secretaria de Vigilância em Saúde realizou investigações epidemiológicas visando corroborar a presença desta doença, pela primeira vez, no Brasil, mais especificamente no Nordeste. A pesquisa realizada neste período identificou 107 casos da DFVT. Até então, esta doença não havia sido relatada em nenhum país da América Latina, somente nos Estados Unidos, Índia, Japão, Malásia e Itália.

As manifestações clínicas apresentadas pelos indivíduos intoxicados são:

  • Cefaléia;
  • Vertigem;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Fraqueza;
  • Cólica abdominal.

O diagnóstico é feito com base no histórico de exposição ao cultivo de tabaco, análise clínica e dosagem do nível de nicotina no organismo. Esta mensuração é feita por meio da dosagem de cotinina na urina, sangue e saliva. A cotinina consiste em um marcador de exposição para evidenciar o quanto de nicotina foi absorvida pelo organismo. Quando estes valores se encontram acima de 10 ng/ml significa que o indivíduo exposto à nicotina pode desenvolver a DFVT de forma aguda e mais adiante, como consequência, outras doenças relacionadas, como neoplasias, doença pulmonar obstrutiva crônica, patologias cardiovasculares e abortos.

A prevenção desta moléstia é feita por meio do uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, manga comprida e calça comprida, capas impermeáveis, evitando trabalhar com a planta ou roupas molhadas, bem como nos horários de umidade mais elevada (orvalho da manhã e durante as chuvas). O ato de higienizar as mãos durante o trabalho também pode ajudar a diminuir a absorção da nicotina pelo organismo.

Fontes:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/204_doenca_folha_verde.html
http://correiodobrasil.com.br/doenca-da-folha-verde-do-tabaco-e-relatada-pela-primeira-vez-no-brasil/210585/
http://www.rel-uita.org/sectores/tabaco/enfermedad_de_hoja_verde-por.htm
http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=9740

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças