Duodenite

Por Débora Carvalho Meldau
A duodenite consiste na inflamação do duodeno, que é a porção inicial do intestino delgado. Este transtorno pode ser agudo ou crônico, com a lesão comumente localizando-se na porção proximal do duodeno, região conhecida como bulbo duodenal.

Diferentes fatores podem levar à duodenite, como:

As manifestações clínicas da duodenite são inespecíficas e incluem sensação de enfartamento após as refeições, náuseas, falta de apetite, soluções e desconforto abdominal. Este conjunto de sintomas pode levar à dispneia. Todavia, uma parcela significativa dos pacientes é assintomática.

Outros sintomas abrangem:

  • Hematemeses;
  • Episódios de dor abdominal;
  • Úlcera duodenal, quando a duodenite evolui, podendo haver perfuração da mesma;
  • Obstrução do lúmen intestinal.

No caso de perfuração duodenal, o paciente apresenta uma intensa dor na região abdominal, juntamente com rigidez muscular abdominal, hipotensão e taquicardia.

O diagnóstico é alcançado por meio de endoscopia digestiva alta, que comumente é solicitada em casos de dispneia e de hemorragia gastrointestinal. Durante esse exame realiza-se uma biópsia na parede do duodeno, sendo o material encaminhado para análise histopatológica.

O tratamento da duodenite visa minimizar as manifestações clínicas. Podem ser utilizados fármacos antiácidos, além da suspensão ou diminuição da frequência do uso do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas. A adoção de hábitos alimentares que não afetem a evolução do quadro também é importante. Quando a duodenite é causada pelo uso de determinado medicamento, o mesmo deve ser suspenso.

Fontes:
http://www.igcfoz.com.br/site/duodenite.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Duodenite
http://www.localhealth.com/article/duodenitis

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.