Pielonefrite

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A pielonefrite é uma infecção do trato urinário superior, que envolve o rim, geralmente causada por bactérias vindas da bexiga, que alcança a pelve renal por via ascendente. Existe um segundo modo, que pode ser pela via hematógena, quando há alguma outra infecção no organismo, a bactéria pode viajar pela corrente sanguínea e acabar se alojando no rim.

Existem fatores que podem agravar o quadro de pielonefrite, como:

  • Sexo feminino: as mulheres são mais propensas às cistites (infecções de bexiga) do que os homens. Isto se dá em consequência da distância ser pequena e direta, entre a bexiga e a pele (onde as bactérias vivem normalmente);
  • Gravidez: durante a gravidez as chances de desenvolvimento desta infecção aumentam.
  • Obstrução: como tumores, cálculos, estenoses, aumento de próstata, entre outros, podem levar ao aumento da parte interna do rim (hidronefrose) e em infecção renal.
  • Diabetes Melittus;
  • Bexiga neurogênica: quando há problemas nervosos que impeçam a contração da bexiga e seu consequente esvaziamento;
  • Refluxo vesicouretral: pode ocorrer em crianças, devido a uma anormalidade existente na bexiga que permite que a urina volte em direção ao ureter;
  • Desenvolvimento anormal das vias urinárias;
  • Idade e baixa imunidade: em pessoas mais idosas e com o sistema imunitário comprometido, a pielonefrite pode levar a óbito.

Os sinais clínicos apresentados podem surgir de forma repentina (aguda) ou progressivamente (crônica), sendo que o paciente apresenta dor intermitente (cólica renal); dor no rim afetado devido ao aumento deste órgão; disúria (dificuldade para urinar); dificuldade ou sensação de urgência para urinar; urina fétida e concentrada; hematúria; sensação de mal-estar com arrepios; náuseas e vômito; febre alta.

O diagnóstico é feito através do histórico clínico que o paciente tem apresentado e também, através do exame clínico realizado pelo médico através da palpação e percussão da região lombar, havendo manifestação de dor por parte do paciente. Para um diagnóstico conclusivo é feito um exame de urina simples e um exame de sangue que irá confirmar a infecção. Através da urocultura, será elucidado o tipo de bactéria que está causando a infecção, deste modo, é feito um antibiograma para identificar quais antibióticos serão efetivos no tratamento da infecção em questão. Caso o paciente tenha alguma obstrução ou anormalidade anatômica no trato urinário, podem ser solicitados exames complementares como uma ultra-sonografia, uma tomografia computadorizada, uma urografia excretora ou uma cistoscopia.

O tratamento da pielonefrite aguda é feito a base de antibióticos de acordo com a bactéria em questão, por via oral. Na maioria das vezes, este tipo de infecção é causada pela bactéria Escherichia coli, comum nas fezes, e o tratamento é feito durante 10 a 14 dias. Nos casos da infecção ser causada por uma obstrução ou malformação, pode ser necessária a realização de cirurgia para eliminação da causa. Casos de pielonefrite crônica podem resultar em hipertensão arterial de causa renal, síndrome nefrótica e insuficiência renal, podendo existir a necessidade de realização de diálise.

A profilaxia desta doença pode ser feita com o aumento da ingestão de água durante o dia e também através do tratamento de problemas no trato urinário, como cálculos e malformações.

Fontes:
http://www.conhecersaude.com/adultos/3088-Pielonefrite.html
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?326
http://www.policlin.com.br/drpoli/110/
http://www.mdsaude.com/2009/01/pielonefrite-infeccao-dos-rins.html
http://www.elbrollo.com/intereses-diversos/la-botica-del-brollo/195226-pielonefritis-para-buenos-lectores.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: