Pseudo-obstrução intestinal

Por Débora Carvalho Meldau
A pseudo-obstrução intestinal foi descrita pela primeira vez por Dadley, no ano de 1958, e trata-se de uma rara condição que apresenta manifestações clínicas similares às causadas por uma obstrução intestinal, porém sem identificação de bloqueio durante investigação do tubo intestinal.

A causa desta condição é desconhecida, sendo, por isso, também conhecida como pseudo-obstrução intestinal idiopática. Contudo, sabe-se que existem alguns fatores de risco, como: uso de certas drogas, patologias que acometem a musculatura do intestino, alguns tipos de neoplasias, pacientes acamados e paralisia cerebral ou outro distúrbio do sistema nervoso.

De acordo com a apresentação clínica, esta condição pode ser dividida em dois tipos: aguda e crônica. Embora não seja comum em crianças, pode ocorrer em indivíduos de todas as idades.

As manifestações clínicas compreendem:

  • Dor abdominal;
  • Constipação;
  • Náuseas e vômitos;
  • Distensão abdominal;
  • Perda de peso.

Para obtenção do diagnóstico, o médico deve fazer ter conhecimento do histórico clínico do paciente e, primeiramente, deve fazer a exclusão de outras condições que levem a um quadro semelhante. Alguns exames podem ser realizados, como a manometria abdominal (mede a pressão intestinal), raio-x do abdômen, colonoscopia e estudos de esvaziamento gastrointestinal.

Indivíduos com pseudo-obstrução intestinal muitas vezes necessitam de suporte nutricional para evitar a desnutrição e a perda de peso. Pode ser fornecida nutrição enteral ou parenteral, de acordo com o caso. Quando a pseudo-obstrução for resultante do uso de algum medicamento, o uso do mesmo deve ser interrompido. Também existe a opção de tratamento medicamentoso, o qual compreende o uso de antibióticos, analgésicos e fármacos para tratar problemas musculares intestinais. Nos casos mais graves, deve ser feita a ressecção cirúrgica de parte do intestino.

Fontes:
http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-06-453/port.pdf
http://digestive.niddk.nih.gov/ddiseases/pubs/intestinalpo/index.aspx
http://en.wikipedia.org/wiki/Intestinal_pseudoobstruction
http://emedicine.medscape.com/article/187979-overview

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.