Pupila Dilatada Fixa

Por Débora Carvalho Meldau
A pupila dilatada fixa, também conhecida como síndrome de Urrets-Zavalia, refere-se a uma condição na qual há midríase irreversível, atrofia da íris e glaucoma precoce ou tardio.

Foi descrita pela primeira vez em 1936, por Urrets-Zavalia. O mesmo relatou seis casos de pacientes que desenvolveram pupila dilatada fixa com atrofia de íris após ceratoplastia lamelar penetrante para ceratocone. Nenhum paciente apresentou aumento da pressão intraocular no pós-operatório precoce.

A etiologia desta desordem não foi completamente elucidada. Alguns autores acreditam que o uso de midriático, particularmente atropina, no período pós-operatório pode desencadear esta condição. Já outros autores levantaram a hipótese de que o aumento da pressão intraocular e/ou o trauma cirúrgico possam ter significativa importância em sua etiopatogenia.

Estima-se que este transtorno afete entre 2,2% a 17,7% da população. Contudo, após a década de 80, uma menor quantidade de casos tem sido relatado, mesmo havendo um incremento nas séries de ceratoplastia lamelar penetrante para ceratocone. Talvez a redução da incidência seja resultado das melhorias nas técnicas operatórias.

Outros fatores que podem estar associados à pupila dilatada fixa incluem:

  • Transplante de córnea por ceratocone;
  • Iridectomia periférica com Argon;
  • Iridoplastia periférica;
  • Trabeculectomia;
  • Catarata em alta miopia;
  • Distrofias de córnea.

Não existe um tratamento eficaz para esta condição. Contudo, pode ser tentado o tratamento com pilocarpina 2%

Fontes:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-72802011000400009&script=sci_arttext
http://www.oftalmo.com/sco/revista-17/17sco19.htm
http://www.oftalmologia.org/rco/index.php?option=com_content&view=article&id=570:sindrome-de-urrets-zavalia&catid=21:glaucoma&Itemid=37

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.