Salmonelose

Por Thais Pacievitch
Salmonelose é uma doença infecciosa causada pela bactéria do gênero Salmonella, da família Enterobacteriaceae, sendo que são muitos tipos diferentes de germes nessa “família”. A salmonella é encontrada principalmente nas fezes humanas e animais.

A Salmonelose é transmitida, portanto, através da ingestão de alimentos contaminados por material fecal. Alimentos como aves, leite, carne, ovos, verduras e frutas geralmente contêm a bactéria.

Os sintomas da doença aparecem entre 12 e 72 horas após a contaminação, sendo que a doença costuma durar de dois a sete dias. São sintomas:

- Cólicas abdominais
- Náusea
- Diarréia
- Febre
- Desidratação

Como esses sintomas são comuns em mais de uma doença, o diagnóstico preciso da Salmonelose só pode ser feito através de exame de fezes específico. Descoberta a presença da bactéria, faz-se necessário à cultura das fezes para determinar o tipo específico de germe, e com isso o tipo de tratamento.

Geralmente, não há a necessidade de tratamento específico. A medicação é a de suporte ao paciente, garantindo seu bem estar. Em poucos dias a pessoa se recupera.

Porém, em alguns casos, a salmonelose causa desidratação severa e/ou a infecção atinge outros órgãos além do intestino, sendo necessário, nesses casos, o internamento, com o objetivo da reidratação com soro intravenoso, ou a prescrição de antibióticos.

Raramente a salmonelose pode causar dor nas articulações, urinação dolorosa e irritação nos olhos. É a chamada síndrome de Reiter, que pode durar meses ou anos e ser a causa de uma artrite crônica.

A salmonelose pode ser prevenida através de algumas ações: alimentos de origem animal devem ser consumidos bem – passados, todos os alimentos, principalmente frutas e vegetais devem ser bem lavados para o consumo e deve-se lavar as mãos antes de manusear os alimentos.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.