Síndrome de Ramsay-Hunt

Por Débora Carvalho Meldau
A síndrome de Ramsay-Hunt, também chamada de herpes-zoster do ouvido, é definida como uma infecção do nervo auditivo ocasionada pelo vírus herpes-zoster.

Esta patologia foi descrita primeiramente por J. Ramsay Hunt, em 1906, ano em que publicou a clássica descrição da síndrome que carrega o seu nome. Esta patologia é infrequente na infância e apresenta incidência crescente de acordo com a faixa etária, sendo mais observada em mulheres do que homens (2:1).

O quadro clínico é caracterizado por paralisia facial periférica, otalgia e erupções vesiculares na orelha externa, que também podem aparecer no rosto e pescoço, causada pela reação inflamatória aguda do nervo facial e vestíbulo-coclear, resultante da infecção pelo vírus herpes-zoster encontrado em estado latente no gânglio sensorial do nervo facial. O vírus em questão apresenta tropismo por tecido ganglionar, ocasionando intensa reação inflamatória, especialmente em indivíduos imunossuprimidos, diabéticos e idosos.

A compressão do nervo facial causada devido à inflamação pode resultar em paralisia temporária ou permanente dos músculos faciais. A perda auditiva pode ser permanente, enquanto que a vertigem tende a passar dentro de alguns dias ou semanas.

O diagnóstico é feito basicamente de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente, juntamente com um minucioso exame físico otorrinolaringológico. Outras avaliações importantes são a do lacrimenjamento, realizado através do teste de Shirmer, do reflexo estapediano por meio da imitanciometria e, por fim, da gustometria da região anterior da língua, para dimensionamento da lesão do nervo facial. O padrão ouro para o diagnóstico desta patologia é a cultura viral; outras opções são: ELISA, reação de fixação do complemento e PCR.

O tratamento é feito com o uso do antiviral aciclovir, na dose de 15 mg/kg/dia, por via parenteral. Uma vez que a porcentagem absorvida no trato gastrointestinal gira em torno de 15-20% da dose ingerida recomenda-se utilizar altas doses para a via oral.

A fonoaudiologia também representa um importante papel no tratamento da síndrome de Ramsay-Hunt, sendo capaz de minimizar as alterações na musculatura facial, recuperando a função muscular.

Fontes:
http://www.actaorl.com.br/PDF/v28n1a08.pdf
http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Ramsay_Hunt
http://www.profala.com/artsindrome1.htm
http://www.tuasaude.com/sindrome-de-ramsay-hunt/

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.