Síndrome de Stoke-Adams

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A síndrome de Stoke-Adams é uma patologia marcada por episódios de síncope súbita, que pode vir acompanhada de convulsões, resultantes de uma arritmia cardíaca.

A síndrome recebeu este nome em homenagem ao médico britânico Robert Adams, um grande especialista em anatomia patológica que viveu entre 1791 e 1875. Suas maiores contribuições para a medicina foram feitas em cardiologia, sendo que, na patologia em questão, ele associou a sintomas cerebrais e a desaceleração do pulso com a doença cardíaca. Esse mesmo quadro havia sido observado anteriormente por Morgagni e, posteriormente, confirmado por William Stokes.

A causa desta síndrome é a falta de um débito cardíaco, que pode decorrer de uma assistolia, de um bloqueio cardíaco, doença de Lev ou fibrilação ventricular. Isso leva à ausência de fluxo de oxigênio e consequente abrupta perda de consciência, tipicamente, acompanhada de uma rápida recuperação da mesma. Palidez, pausa do ritmo cardíaco e colapso podem preceder um ataque.

O diagnóstico desta patologia pode ser feito com base no histórico clínico do paciente, juntamente com resultados do ecocardiograma durante os ataques, que evidenciam assistolia ou fibrilação ventricular.

O tratamento inicial pode ser feito com o uso de fármacos, como o isoproterenol e a epinefrina. Todavia, o tratamento definitivo é o cirúrgico.

Quando esta patologia não é identificada, apresenta mortalidade de 50% dentro de um ano após ocorrido o primeiro ataque. No entanto, quando o tratamento é feito, o prognóstico é favorável.

Fontes:
http://www.hcorcuritiba.com.br/materias.php?c=doencas-cardiovasculares&e=911
http://www.elergonomista.com/cardiologia/stokes.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Adams%E2%80%93Stokes_syndrome
http://www.rightdiagnosis.com/s/stokes_adams_syndrome/intro.htm
http://www.merriam-webster.com/medical/stokes-adams%20syndrome

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: