Transmissão horizontal e vertical

Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (FIOCRUZ, 2011)
Graduada em Biologia (UGF-RJ, 1993)

Transmissão é a transferência de um agente etiológico animado de uma fonte primária de infecção para um novo hospedeiro. A transmissão pode ser de dois tipos: horizontal e vertical.

Na transmissão horizontal, ocorre a transmissão do agente de um indivíduo para outro, de mesma espécie ou não. Este tipo de transmissão pode ser:

  • transmissão direta ou contágio - ocorre a transferência do agente etiológico, sem a interferência de veículos (ser animado ou inanimado que transporta um agente etiológico).
  • transmissão direta imediata - é a transmissão direta em que há um contato físico entre a fonte primária de infecção e o novo hospedeiro.
  • transmissão direta mediata - transmissão direta em que não há contato físico entre a fonte primária de infecção e o novo hospedeiro; a transmissão se faz por meio das secreções oronasais (gotículas de flügge).
  • transmissão indireta - a transferência do agente etiológico ocorre por meio de veículos animados ou inanimados (água, ar, alimentos, solo e fômites – objetos de uso pessoal do portador).

A transmissão vertical ocorre através da passagem do patógeno da mãe para o bebê durante a gestação, o trabalho de parto, o parto propriamente dito (contato com as secreções cérvico-vaginais e sangue materno) ou a amamentação. A AIDS é um exemplo deste tipo de transmissão.

Bibliografia:

Glossário de epidemiologia. Disponível em http://www.misodor.com/GLOSSARIO.html

Transmissão. Disponível em: http://portalses.saude.sc.gov.br/arquivos/sala_de_leitura/saude_e_cidadania/ed_07/05_01_07.html

Vírus e doenças humanas. Disponível em: http://cienciadanatureza.blogspot.com.br/2009/09/virus-e-doencas-humanas.html

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Doenças, Saúde