Útero Didelfo

Por Débora Carvalho Meldau
O útero didelfo trata-se de uma malformação uterina, marcada pela ausência de fusão dos ductos de Müller, resultando na presença de dois hemiúteros, colo duplo, bem como uma vagina dupla em grande parte dos casos.

Mulheres que apresentam esta anomalia podem não saber que possuem um útero duplo, uma vez que podem não apresentar nenhum sintoma. Todavia, em um estudo realizado com 26 portadoras de útero didelfo revelou que a maior parte delas apresenta dismenorréia e dispareunia, bem como uma vagina dupla.

Esta condição é pouco comum, acometendo aproximadamente 10 mulheres em cada 20 mil. Geralmente mulheres com útero didelfo podem engravidar, porém apresentam maiores possibilidades de ter aborto espontâneo ou parto prematuro. Nessas situações, a gestação é considerada de risco, sendo, portanto, necessário a realização de um diagnóstico precoce para que seja feito o acompanhamento adequado.

Um exame pélvico pode revelar vagina e colo do útero duplos, o que leva a uma investigação mais detalhada. Além disso, a presença de problemas reprodutivos também pode instigar uma investigação. Alguns exames auxiliam nesse processo, como ultra-sonografia transvaginal, histerossonografia, histerossalpingografia, ressonância magnética e histeroscopia. Outro método de diagnóstico mais recente é por meio da ultra-sonografia 3D que tem sido apontada como uma excelente forma de avaliação de malformações uterinas.

Gestantes com útero didelfo necessitam de uma atenção especial durante a gestação, em decorrência do maior risco de aborto e parto prematuro, sendo necessária a realização de cesariana na maioria das vezes.

Fontes:
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/utero-didelfo.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Uterus_didelphys

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.