Vigorexia

Por Fernando Rebouças
Conhecida também como transtorno dismórfico muscular, em inglês pelo termo “ overtraining”, a Vigorexia é uma doença que ocorre em pessoas que praticam exercício físico em excesso. O excesso das atividades fica acima da capacidade de recuperação física do indivíduo.

O quadro  no paciente portador de vigorexia se expressa através de uma auto-imagem psicologicamente distorcida, a pessoa sempre se considera em má forma física, embora esteja com todos os músculos enrijecidos.

Também conhecida como Síndrome de Adônis, os praticantes de musculação, por exemplo, mesmo estando em boa forma muscular, perante o espelho, se veem e se sentem fracos.

A doença, em nível psicológico é similar à anorexia. A vigorexia atinge ambos os sexos, em maior parte os homens, sempre associada à musculação e ao fisiculturismo.

A vigorexia leva o indivíduo à depressão, quando ocorre perda de massa muscular, muitas vezes reposta de maneira incorreta através do uso de anabolizantes. A massa e a definição muscular é uma constante obsessão dos acometidos desta doença.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigorexia

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.