Cracolândia

Por Fernando Rebouças
O termo cracolândia é derivado de “crack” , uma droga feita de cocaína e bicarbonato de sódio. Cracolândia é um local onde dependentes químicos do crack costumam se reunir para utilizar, trocar e comercializar a droga. A cracolândia mais famosa é a existente numa área do centro de São Paulo, entre as avenidas Duque de Caxias, Ipiranga, Rio Branco, Cásper Líberto e Mauá.

No ano de 2005, a prefeitura de São Paulo já havia fechado bares, hotéis e outros estabelecimentos que mantinham relação com o tráfico de drogas e com a prática da prostituição. A prefeitura iniciou o programa “Nova Luz” com o intuito de recuperar a área por meio de renuncia fiscal e reforma das fachadas.

Desde 2005, tem sido realizada a remoção de moradores de rua, aumento do efetivo policial na área e desapropriação de casas e edifícios para inclusão de projetos públicos e de investimento do setor imobiliário privado.

O projeto ainda foi criticado por não almejar a recuperação e encaminhamento (jurídico e social) dos moradores de rua e dos dependentes químicos ao craque. A ação da prefeitura apenas forçou que o contingente de usuários da drogas migrassem para outras ruas do bairro.

Segundo Eduardo Leira, arquiteto e urbanista espanhol, autor de importantes projetos urbanísticos na Espanha, Portugal, Rússia, Colômbia e China; a prefeitura de São Paulo precisaria ampliar os incentivos concedidos ao mercado imobiliário e reformar o espaço público.

Na cidade do Rio de Janeiro também existe cracolândia, recentemente, está situada na favela do Jacarezinho, subúrbio do Rio. Em  maio de 2010, mais de 100 pessoas foram detidas durante ação policial sobre os usuários de droga. A polícia declarou que a cracolândia carioca do jacarezinho já existia desde 2009.

Em 2009, numa operação “Choque de Ordem” da prefeitura carioca, cerca de 60 crianças e adolescentes do foram retirados a força da cracolândia da favela do Jacarezinho. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.

A ação foi efetuada por policiais civis, militares e agentes da secretaria municipal contra o consumo de drogas e furtos na área. A ação contou também com a demolição de casas que haviam sido construídas sob a linha 2 do metrô e que serviam como esconderijo aos deliquentes.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cracolândia
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/05/nova-operacao-na-cracolandia-do-jacarezinho-tem-58-detidos.html
http://www.pauloteixeira13.com.br/?p=2588
http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,criancas-e-adolescentes-sao-retirados-de-cracolandia-no-rio,351995,0.htm