Comunidade Clímax

Por Marina Martinez

Comunidade clímax é uma biocenose caracterizada pela estabilidade onde o ecossistema está em equilíbrio dinâmico. A estabilidade está associada ao aumento de uma variedade de espécies e também pelo aumento da complexidade das relações alimentares.

Nesta comunidade onde existe um perfeito equilíbrio com o meio ambiente, a biomassa total e a biodiversidade são maiores. O total de matérias orgânicas produzidas na comunidade é grande e a produtividade líquida é quase nula, pois tudo o que é produzido a própria comunidade consome. Isso mostra que a comunidade clímax tende a ser sempre estável.

Para explicar os processos que fazem as comunidades atingirem o clímax, existe 3 teorias:

Teoria do monoclímax

Esta teoria foi proposta em 1916 e 1963 por Clements que acreditava que a sucessão era resultante de uma única verdadeira comunidade clímax e era influenciada pelas características climáticas da região. Relata que condições locais diferenciadas como a temperatura, umidade do solo, disponibilidade de nutrientes e hidrologia, tendo o tempo necessário podem desaparecer e pode se estalar no local uma comunidade homogênea.

Teoria do policlímax

Proposta por Tansley em 1939 e aperfeiçoada por Dubenmire em 1966, a teoria do policlímax reconhece a validade dos variados tipos de vegetação existentes, como sendo comunidades clímax, que dependem das condições locais.

Hipótese do clímax padrão

Proposta em 1953 por Whittaker, esta teoria reconhece um padrão regional aberto de comunidades clímax. A composição de qualquer uma das localidades está submissa as condições particulares de cada ponto.

Em uma comunidade clímax existe equilíbrio entre:

  • Energia solar aproveitada e energia liberada
  • Entrada e saída de gás carbônico
  • Incorporação e liberação dos nutrientes, a chamada reciclagem

Um grande exemplo de comunidade clímax é a floresta da Amazônia, que atingiu seu nível máximo de desenvolvimento e equilíbrio. Têm um papel importante na estabilidade ambiental do Planeta. Seus benefícios para humanidade são inúmeros e contribui para o equilíbrio ecológico mundial.

comunidade climax

Leia também:

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunidade_clímax
http://www.ib.usp.br/~delitti/projeto/ricardo/climax.htm