Tinta térmica

Por Fernando Rebouças
Utilizar a tinta térmica para economizar energia tem sido considerada uma ótima alternativa. O revestimento de telhados e paredes com esse tipo de tinta ajuda a reduzir a radiação solar sobre a superfície externa da edificação e, consequentemente, diminui a temperatura interna dos cômodos internos.

A tinta térmica é composta de água e de microesferas ocas de vidro, substância que ajuda a reduzir a temperatura e a radiação acumulada nas paredes e telhados de uma casa ou prédio, ajudando a diminuir o uso de sistemas e equipamentos de refrigeração em até 60%.

Esse tipo de tinta já é utilizado em residências, galpões, edifícios e até em armazéns. Após ser aplicada no revestimento do telhado, a tinta possibilita redução de até 84% da radiação e diminui a temperatura em até 15% em cada telha. Inicialmente, a tinta térmica foi desenvolvida para revestir navios, aeronaves, alvenarias e tubulações.

A tinta oferece um baixo custo em sua aquisição e uso, e é mais sustentável em comparação ao uso de espuma de poliuretano, substância derivada de petróleo, também usada em revestimentos.

Segundo as principais empresas fabricantes, as microesferas utilizadas na fabricação da tinta bloqueiam a propagação da temperatura e do som. A microesfera é quase mil vezes menor que um grão de areia. No mercado tem crescido a procura por essa tinta, principalmente, pelas instituições.

A ONU (Organização das Nações Unidas) iniciou a elaboração de novos editais para suas obras e reformas de suas instalações. O novos editais da ONU visam adotar métodos e materiais mais sustentáveis, principalmente no revestimento, incluindo o uso de tinta térmica.

A tinta térmica pode ser aplicada no revestimento de qualquer tipo de superfície, a sua duração é de cinco anos. Nos EUA, essa tinta é bastante utilizada em edifícios construídos com certificação ambiental. No mercado mundial, o Brasil está em quarto lugar.

No Brasil, a tinta térmica é muito procurada para economia de energia elétrica nas construções, sendo muito aplicada nos telhados dos prédios.

Fontes:
http://envolverde.com.br/noticias/tinta-termica-reduz-consumo-de-energia-em-ate-60/
http://www.advivo.com.br/blog/gustavo-belic-cherubine/a-tinta-termica-do-brasil
Foto: http://produtos-rurais.vivastreet.com.br/insumos+caldas-novas/chega-de-calor--chegou-ribplus-termico-tinta-termica-/14717710