Black Friday

Criado pelo segmento do varejo nos Estados Unidos, o termo Black Friday, é designado a data da 4ª sexta-feira de Novembro (logo após o feriado de Ação de Graças) e trata-se de uma mega ação de vendas para liquidar os estoques, com ofertas de mercadorias cujos descontos chegam a até 70% do valor normal.

Historicamente a data surgiu em 2005, após a polícia de Filadélfia "nomear" o dia após o famoso feriado de Thanksgiving (Ação de Graças), como um dos mais congestionados e tumultuados, de Black Friday, pois a partir desta data iniciava-se o período de compras de Natal e festas de final de ano. Outros relatos descrevem a origem do termo como associado a crise financeira que acometeu os Estados Unidos em 1869 e também em 1966. Ainda neste período, muitos consideravam a ideia da mudança do termo para Big Friday,  mas não tiveram muitos votos. E a partir do ano de 1975, o termo se popularizou, quando foi usado como referência a grande movimentação da cidade durante o período. Outra referência ao termo pode ser explicada como origem financeira, onde no ano de 1980, existia uma teoria a qual utilizava a cor preta para indicar balanços positivos e a vermelha para os negativos, sendo que o "período vermelho"era de Janeiro a Novembro.

Anos mais tarde, o segmento dos varejistas começou a utilizar o nome Black Friday, como referência ao período de maior lucratividade, e desde esta data, o termo é amplamente difundido e conhecido mundialmente, tendo inclusive sua primeira edição no Brasil no ano de 2010, por iniciativa de uma empresa especialista em ofertas e descontos. São mais de 50 lojas, como Magazine Luiza, Walmart, Shoptime, Americanas.com, Submarino, Extra, Fnac, Dafiti, Saraiva e CompraFácil. Entretanto, em 2012, a Black Friday foi muito criticada no Brasil, pois as grandes lojas praticamente não deram descontos.

A data é marcada por muita propaganda e ofertas de lojas com anúncios de produtos a preços bastante atrativos. O volume de vendas é deveras alto, pois os comerciantes tem o objetivo de vender todo o estoque para receber novas mercadorias para início das vendas natalinas, no período de Dezembro.

No dia do Black Friday os estabelecimentos abrem as portas mais cedo e os consumidores fazem fila a espera da abertura para conseguir os melhores descontos.  Mesmo a data não sendo um feriado instituído, alguns consumidores recebem este dia de folga para aproveitar as ofertas oferecidas. Além dos Estados Unidos e Brasil, países como Portugal, Reino Unido, Austrália, Canadá e Paraguai também incluem esta data no calendário comercial.

Fonte:
http://www.tecmundo.com.br/mega-curioso/32965-voce-conhece-a-historia-do-black-friday-.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Black_Friday

Arquivado em: Economia