Conjuntura Econômica Global - Canadá

  • Nome Oficial – Canadá / Capital – Ottawa
  • Cidade mais populosa – Toronto
  • Gentílico – Canadense
  • Moeda – Dólar Canadense (CAD)
  • Sistema Governamental – Democracia Parlamentar e Monarquia Constitucional Federal
  • Religiões Predominantes – Católica e Protestante
  • Idiomas – Inglês e Francês (Oficiais)

Visão Geral

O Canadá situa-se na América do Norte, se estendendo do Oceano Atlântico a leste até o Oceano Pacífico a oeste. É o segundo maior país em extensão territorial, atrás apenas da Rússia. Faz fronteira ao sul com os Estados Unida sendo esta a mais longa fronteira terrestre do mundo. O país é uma das nações mais ricas do mundo, com um elevado rendimento per capita, também é uma das dez maiores nações comerciais do planeta (MRE-DPR, 2012).

Contexto Econômico

Com uma influente sociedade industrial de alta tecnologia e um dos mais altos PIBs per capitas do mundo, o Canadá se assemelha consideravelmente os EUA em seu sistema econômico orientado para o mercado, no padrão de produção e também em seus padrões de vida. Desde a Segunda Guerra Mundial, o crescimento impressionante da manufatura, mineração e dos serviços transformou o Canadá de um país de economia predominantemente rural em uma nação industrial e urbanizada.

O Acordo de Livre Comércio (Free Trade Agreement – FTA) de 1989 estabelecido com os EUA e também o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (North American Free Trade Agreement – NAFTA) de 1994 onde o México foi incluso, aumentou significativamente a integração econômica com os países em questão e, por conseguinte, as atividades comerciais canadenses foram alargadas para além de suas fronteiras. O Canadá tem um superávit comercial substancial por conta de seu parceiro EUA, responsável por absorver cerca de três quartos das exportações canadenses a cada ano. Os canadenses são os maiores fornecedores externos de energia aos EUA, incluindo petróleo, gás, urânio e energia elétrica.

Dada a sua grande área geográfica de onde são aproveitados seus abastados recursos naturais e uma força de trabalho altamente qualificada, o Canadá registou um crescimento econômico substancialmente sólido entre 1993 e 2007. Porém, atingida pela crise econômica de 2008, a economia canadense caiu em uma forte recessão, o qual fez Ottawa registrar seu primeiro déficit fiscal em 2009, após 12 anos de superávit. Entretanto, os grandes bancos canadenses emergiram desta crise financeira como um dos mais fortes do mundo, devido à tradição do setor financeiro, de práticas de empréstimos conservadores e forte capitalização.

A economia canadense voltou a apresentar crescimentos exponenciais nos anos de 2010 e 2011, e planejam equilibrar seu orçamento até o ano de 2015. Além disso, o setor de petróleo está se tornando rapidamente um motor econômico de forte expressão. Na província de Alberta, por exemplo, o petróleo tem aumentado significativamente as reservas comprovadas do país, fazendo assim com que o Canadá ocupe o terceiro lugar entre as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás apenas da Arábia Saudita e Venezuela.

  • PIB (US$) – 1.737 trilhões (2011);
  • PIB PPC* per capita (US$) – 40.491 (2011);
  • Força Laboral por ocupação – Agricultura: 5%, Indústria: 19% e Serviços: 76% (est. 2006);
  • Principais Produtos de Exportação – Máquinas e equipamentos; produtos automotivos; metais e plásticos; produtos florestais, agrícolas e produtos de pesca; produtos energéticos.

* Poder de Paridade de Compra

Exportações

As exportações do Canadá são predominantemente destinadas aos Estados Unidos. Em 2011, o mercado norte-americano absorveu 74% do total da pauta, seguido do Reino Unido (4%); China (4%); Japão (2%); e México (1%). O Brasil obteve o 11º lugar entre os principais destinos, participando com 0,6% do total (MRE-DPR, 2012).

 

Referências:
BBC. Country profile. Disponível em <http://news.bbc.co.uk/2/hi/country_profiles/default.stm>
BRASIL. BrasilGlobalNet. Disponível em <http://www.brasilglobalnet.gov.br>
BRASIL. Embaixadas e consulados. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/enderecos-de-consulados-estrangeiros-no-brasil>
CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY. The word factbook. Disponível em <https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html>

Arquivado em: Canadá, Economia