Conjuntura Econômica Global - Índia

  • Nome Oficial – República da Índia / Capital – Nova Délhi
  • Cidade mais populosa – Bombaim
  • Gentílico – Indiano/Indiana
  • Moeda – Rupia indiana (INR)
  • Sistema Governamental – República Federal
  • Religiões Predominantes – Hindu e Muçulmana
  • Idiomas – Assamês, Bengali, Bodo, Canará, Caxemira, Concani, Dogri, Guzerate, Híndi, Inglês, Maithili, Malaiala, Meithei, Marata, Nepali, Oriá, Panjabi, Sânscrito, Santali, Sindi, Tâmil, Télugo e Urdu (Oficiais)

Visão Geral

A Índia faz fronteira com o Mar Arábico e o Golfo de Bengala. A população de 1,2 bilhão de habitantes é a segunda maior do mundo e está distribuída na sétima maior área do planeta, 3,3 milhões de Km2. Segundo tendências demográficas, em meados do século XXI, a Índia deverá superar a China como país mais populoso do mundo (MRE-DPR, 2012).

Contexto Econômico

Por mais que ainda sejam percebidos alguns traços de seu passado autárquico, a Índia, a passos largos, vem se transformando em uma economia de mercado aberto. Medidas como a liberalização econômica, incluindo a desregulamentação industrial, a privatização de empresas estatais e a redução das importações a fim de que sua balança comercial fosse equilibrada tiveram início em 1990 e tem servido para acelerar o crescimento do país até então. A economia diversificada da Índia abrange a agricultura tradicional e contemporânea, artesanato, indústrias modernas e uma infinidade de serviços. Cerca de metade da força de trabalho do país é voltada à agricultura, porém os serviços são a principal fonte de crescimento econômico, sendo responsável por quase dois terços da produção indiana. O país tem voltado grande parte de seus esforços na educação e também na preparação em língua inglesa de seus estudantes e trabalhadores, pois pretende se tornar um grande exportador de serviços de tecnologia da informação e softwares.

Em 2010, a economia indiana se recuperou fortemente da crise financeira global, em grande parte por causa da forte demanda doméstica. No entanto, o crescimento econômico do país começou a enfraquecer em 2011 devido a uma política monetária restritiva, implantada no intuito de controlar a inflação, e também de um declínio nos investimentos causado pelo pessimismo dos investidores estrangeiros acerca de várias reformas econômicas domésticas. Os altos preços internacionais do petróleo bruto têm agravado os gastos do governo com subsídios de combustíveis, contribuindo para o aumento do déficit fiscal.

A perspectiva de crescimento do país em médio prazo é positiva devido a uma população jovem ​​e o aumento da integração na economia global. Porém, a Índia possui muitos desafios em longo prazo que ainda não foram completamente abordados, incluindo a pobreza, infraestrutura física e problemas sociais, o que limita as oportunidades de emprego não-agrícola.

  • PIB (US$) – 1.9 trilhões (2011);
  • PIB PPC* per capita (US$) – 1.578 (2011);
  • Força Laboral por ocupação – Agricultura: 52%, Indústria: 14% e Serviços: 34% (est. 2009);
  • Principais Produtos de Exportação Produtos agrícolas; produtos têxteis; pedras preciosas e joias, serviços de software e tecnologia, bens de engenharia; produtos químicos; produtos de couro.

* Poder de Paridade de Compra

Exportações

As exportações do país são concentradas em poucos mercados. Em 2011, por exemplo, os Emirados Árabes Unidos, os Estados Unidos e a China foram responsáveis por quase 1/3 do destino das vendas indianas. Seguidos por Cingapura (5%); Hong Kong (4%); Alemanha (3%); Reino Unido (3%); Países Baixos (3%); e Bélgica (3%). O Brasil obteve o 10º lugar, com aproximadamente 2,1% da demanda indiana (MRE-DPR, 2012).

Referências:
BBC. Country profile. Disponível em <http://news.bbc.co.uk/2/hi/country_profiles/default.stm>
BRASIL. BrasilGlobalNet. Disponível em <http://www.brasilglobalnet.gov.br>
BRASIL. Embaixadas e consulados. Disponível em <http://www.itamaraty.gov.br/servicos-do-itamaraty/enderecos-de-consulados-estrangeiros-no-brasil>
CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY. The word factbook. Disponível em <https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/index.html>

Arquivado em: Economia, Índia