Economia da Bahia

Por Thais Pacievitch
A economia na Bahia é diversificada, composta pela produção agropecuária e industrial, pelo extrativismo mineral, e pelas atividades de prestação de serviços e de turismo.

- Agropecuária – Na pecuária, a Bahia se destaca pelo seu rebanho de caprinos, o maior do Brasil. Também é destaque nacional na produção de cacau, mamona, sisal, coco, mandioca e feijão. Desses, exporta o cacau e o sisal, sendo que os demais são para consumo interno. Algumas frutas, como mangas e uvas também são exportadas.

- Indústria – Esse segmento é responsável por cerca de 30% do PIB do Estado. Os setores químicos e petroquímicos, em sua maioria, estão instalados no Pólo de Camaçari, maior complexo petroquímico da América Latina. Outros segmentos industriais significativos são: informática, automobilística (peças e montagem) e a agroindústria.

- Extrativismo mineral – A Bahia é o maior produtor de cobre, cromita, urânio e magnesita do país. É o terceiro estado que mais extrai ouro. Outros minerais extraidos são: petróleo, chumbo, talco, salgema, barita e manganes, além de rochas ornamentais, como mármores e granitos. Além disso, foi descoberto um campo de gás natural, e foram encontrados outros minérios em quantidade suficiente para exploração, como níquel, zinco, titânio, vanádio, argilas cerâmicas, areia silicosa (de alta pureza) e calcário calcítico.

- Prestação de serviços e turismo – Atividades relacionadas, a prestação de serviços e o turismo são setores em pleno crescimento na Bahia, segundo estado que mais recebe turistas no Brasil. A capital, Salvador, é a campeã na recepção de turistas, apesar das opções variadas, como as praias (Itapoá, Porto Seguro, praias do litoral Norte, Costa do Suípe), ilhas (Abrolhos, Itaparica) e as Chapadas, com destaque a Chapada dos Guimarães.

As atividades econômicas da Bahia correspondem a 36% o PIB da região Nordeste. O estado é o sexto mais rico do país.

Fontes
BAHIA. Governo da Bahia, terra de todos nós. Acessado em 16 dez. 2008. Disponível em: http://www.ba.gov.br/