Economia do Pará

Por Thais Pacievitch
A economia do estado do Pará tem como principais atividades o extrativismo, a agricultura, a pecuária e a indústria. O Produto Interno Bruto – PIB (R$ 49.507 milhões em 2007) do estado corresponde a 1,86% da riqueza gerada em todo o país nesse período. O PIB per capita do Pará foi de R$ 7.006,81 em 2007 (AMARAL; NASCIMENTO, 2010).

A extração do minério de ferro e do alumínio para exportação, e a exploração de bauxita, manganês, ferro, ouro, caulim, estanho e calcário são as principais atividades econômicas do estado. A extração de vegetais, como a castanha-do-pará, a borracha e a madeira também são significativas.

Na agricultura, o Pará se destaca como o maior produtor brasileiro de dendê, de mandioca e de pimenta-do-reino. O estado é o segundo maior produtor de abacaxi do país. Nas regiões de terra firme, são cultivadas principalmente a mandioca e a pimenta-do-reino. Nas regiões de várzea, onde o solo é mais rico, são cultivados o arroz, o juta, o feijão, o milho e o coco-da-baía. Outros produtos cultivados são os seguintes: laranja, cacau, café e cana-de-açúcar.

O Pará é o estado com a maior criação de bubalinos do Brasil, em sua maioria, criados na ilha de Marajó. Os rebanhos de bovinos e suínos são encontrados principalmente na região sudeste do estado. Existem ainda criações de aves, ovinos e eqüinos.

A produção industrial do Pará se concentra quase que totalmente nos arredores da capital, Belém. As principais atividades industriais estão relacionadas ao setor, alimentício, madeireiro, químico e minerais não-metálicos. Os produtos produzidos de maior destaque são as bebidas, o cimento e os tecidos de juta.

São várias as atrações turísticas do estado. O turismo histórico esta concentrado na capital, Belém, e nos seus arredores. Interessados pelo ecoturismo têm uma infinidade de possibilidades, já que o Pará concentra inúmeras belezas naturais típicas da região Amazônica. São rios, praias, cachoeiras, corredeiras, etc.

Referências
AMARAL, Luciano Monteiro do; NASCIMENTO, Milton Antonio do. Produto Interno Bruto Estadual e Municipal. Secretaria de Estado do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima. 6 ª edição. Boa Vista: CGEES/SEPLAN – RR, 2010.

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. A Economia do Pará. Disponível em: http://www.brasilescola.com/brasil/economia-para.htm Acesso em 17 jan. 2011.

PARÁ. Disponível em: http://www.brasilchannel.com.br/estados/index.asp?nome=Par%E1&area=turismo Acesso em 17 jan. 2011.