Investimento verde

Por Fernando Rebouças
No mundo empresarial o investimento verde refere-se ao emprego financeiro em empresas sustentáveis e nas tecnologias verdes. No período de 2007 ao primeiro semestre de 2011, essa categoria de investimento atingiu 2,4 trilhões de dólares em todo o mundo. Os dados são pesquisados e divulgados anualmente pela Green Transition Scoreboard.

Nesse período mencionado o setor de energias renováveis recebeu mais da metade dos investimentos, cerca de 1,5 trilhões de dólares. A construção sustentável ficou em segundo luga com 339 bilhões de dólares, a área de pesquisa e desenvolvimento recebeu 258 bilhões de dólares, e em quarto lugar, a de tecnologias limpas com 105 bilhões de dólares.

Até o ano de 2020, a previsão é que o mundo mantenha a base mínima de 1 trilhão de dólares em investimentos anuais. Os setores de energia nuclear e biocombustíveis não fazem parte do estudo.

O investimento verde está sendo capaz de distanciar o planeta Terra do modelo produtivo e econômico que vigorou até o final do século XX, sendo o século XXI o tempo e a esperança do amadurecimento de uma economia mais limpa e favorável à natureza.

O Green Transition Scoreboard, Painel de Transição Verde, é um estudo pertencente ao Ethical Markets Media, que quantifica o nível de investimentos no setor privado e tecnológico  na nova economia de produção verde em todo o mundo, descreve e publica o capital utilizado nesse setor desde 2007.

Considerando o período 2007-2011, foram 3,3 trilhões de dólares. Em 2011, a boa notícia foi o aumento da participação de empresas da Ásia, Europa e América Latina, regiões que se apresentaram niveladas com os EUA no volume dos investimentos aplicados.

Para acelerar a transição verde das economias é necessário manter a base mínima de 1 trilhão de dólares em investimentos sustentáveis, o estudo ainda sugere que os investidores globais aplique no mínimo 10% do capital privado em empresas sustentáveis. A instituição acredita que o próximo passo primordial para a efetivação da economia verde no mundo está na substituição do combustível fossei por energias limpas e renováveis, um mercado estimado em 45 trilhões de dólares.

Fontes:
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticias/investimentos-verdes-totalizam-us-2-4-trilhoes-639338.shtml
http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/pesquisadores-desvendam-correntes-antarticas-e-destacam-sua-importancia-para-o-clima/