O que é o Mercado?

Por Fernando Rebouças
Pessoas físicas ou jurídicas (empresas) que compram e vendem produtos ou serviços formam o mercado. É o resultado da oferta e procura de bens, quando um produto possui oferta e procura, podemos considerar que existe mercado para o mesmo.

A venda de um produto ou serviço depende da oferta. A oferta e a procura dependem de variáveis do mercado. A oferta e a procura varia conforme a região, município, cidade, clima, demografia e estilo de vida do público–alvo.

Há o mercado comprador formado por pessoas físicas e jurídicas. A pessoa física compra constantemente em pequenos lotes. A pessoa jurídica compra esporadicamente , mas em grandes lotes para revenda.

O mercado comprador representa a demanda, um conceito bastante elementar de demanda é a procura resultante do desejo/necessidade somado ao poder de compra do consumidor. O mercado existe quando há oferta de produto/serviço e procura, a ausência deste fato causa a inexistência do mercado.

Três pontos elementares que influenciam as empresas em seus mercados:

- Tamanho e localização da empresa ;
- Tipo, qualidade e quantidade de seus produtos;
- Política de preço e serviços;

É o ambiente onde ocorrem as trocas comercias, onde são aplicadas as ações estratégicas das empresas. É no mercado que ocorrem as oportunidades, as ameaças e onde a empresa analisa suas potencialidades e fraquezas. Portanto há vários pontos de vistas sobre o termo “mercado” considerado primariamente somente como o “lugar” onde se compra.