Bacharelado

Bacharelado é um dos tipos de cursos de graduação (ensino superior). Os cursos de ensino superior habilitam em nível de graduação para uma área especifica de atuação profissional. O bacharel em determinada área é habilitado a exercer a profissão nessa área e a desenvolver pesquisa na mesma, no entanto, não pode exercer a docência nem no ensino fundamental, nem no ensino médio.

É o caso de cursos como o de Direito e o de Administração, por exemplo. Isso ocorre por que na formação do bacharel, não são oferecidas disciplinas voltadas às práticas pedagógicas. Advogados e administradores que, depois de formados, tenham interesse em trabalhar como professores, podem fazer cursos de pós-graduação (especialização, mestrado, doutorado), que os habilita a docência no ensino superior.

Algumas instituições de ensino superior oferecem para alguns cursos de graduação as duas habilitações, ou seja, os alunos que cursam o bacharelado podem optar por cursar paralelamente, ou posteriormente, as disciplinas pedagógicas, podendo, ao fim do curso, atuar também na docência.  Geralmente, isso ocorre em cursos como Matemática, Biologia, Química, etc., para os quais há um déficit de profissionais para atuarem como professores.

Leia também:

Referências:

CAVALCANTE, Joseneide Franklin. Educação Superior: conceitos, definições e classificações. Inep: Brasília, 2000. Disponível em: < http://www.inep.gov.br/download/cibec/2000/serie_documental/educacao_superior_n8.pdf> Acesso em: 18 dez. 2009.

Arquivado em: Educação