Bolsas de Estudos

Por Thais Pacievitch
Bolsa de estudos é um desconto no valor da mensalidade oferecido por instituições de ensino particular que pode ser parcial ou total.
A bolsa de estudos é oferecida em vários níveis de ensino, da educação básica ao ensino superior.

Existem vários tipos de bolsas de estudos. Entre elas estão às oferecidas por entidades filantrópicas (que não visão lucros) e por isso são isentas de vários impostos. Em contrapartida devem fazer ações de caridade em sua comunidade. O critério de seleção é elaborado pela própria instituição. É nessa categoria que estão as bolsas oferecidas para a educação básica.

Existem também as bolsas estaduais, que são oferecidas para pessoas que querem estudar em uma instituição de ensino particular e não tem renda para pagar a mensalidade completa. O estado faz com que as instituições ofereçam bolsas a essas pessoas, sendo que cada entidade escolhe os métodos e seleção.

Existe também o Programa Universidade para Todos (ProUni) que oferece bolsas de estudos parciais ou totais para pessoas de baixa renda. Alguns pré-requisitos são necessários, como:

- É necessário que o estudante obtenha no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) uma nota igual ou superior a de 45;

- É preciso ter renda familiar igual ou inferior a de três salários mínimos;

- Deve ter cursado o ensino médio em uma instituição de ensino público ou ter cursado o ensino médio em escola particular com bolsa integral.

A necessidade de Programas como o ProUni acontece pelo baixo número de vagas nas Instituições Públicas e pela grande concorrência nos vestibulares para entrar nessas Instituições. Tal fato favorece os estudantes que tenham tido o privilégio de estudar em escolas particulares, normalmente com maior qualidade, e que tem possibilidade de participar dos caros cursinhos pré-vestibulares.

Existe ainda a possibilidade de financiamento das mensalidades nas Instituições de Ensino Superior. Através do FIES (Programa de financiamento estudantil) o estudante tem a possibilidade de pagar suas mensalidades após a conclusão do curso, quando já esta atuando em sua área.

As avaliações do MEC (Ministério da Educação) mostram que a maioria dos alunos bolsistas tem desempenho igual ou superior a dos alunos pagantes.
Isso mostra a importância das bolsas de estudo para pessoas de baixa renda, que tem na bolsa de estudos, a única possibilidade de poder fazer um curso superior.