Coaching Financeiro

Antes de qualquer coisa, responda às três perguntas seguintes:

  • Como está sua vida hoje?
  • Quais resultados você tem alcançado em sua vida?
  • Você  está satisfeito com sua situação financeira hoje?

Agora, vejamos a seguinte reportagem postada no site da revista InfoMoney no dia 29 de agosto deste ano:

Mais endividado, consumidor segue menos confiante em agosto

O índice que mede o endividamento teve seu pior desempenho desde 2009, apontou a CNI

De acordo com a reportagem, o brasileiro está mais endividado. Tais dívidas surgem pelas inúmeras mudanças no perfil da sociedade, bem como nos anseios que surgem em uma classe média emergente. Mas estas pessoas estão desprovidas do que chamamos de Educação Financeira.

A escola trata da Educação em vários setores: Educação Científica, Educação Física, Artística, etc. No entanto, pouquíssimas tratam da Educação Financeira. Neste aspecto surge a necessidade, por parte das Famílias brasileiras de um Coaching Financeiro.

Em tradução literal, Treinamento Financeiro, este profissional está  devidamente habilitado a fornecer instrução para que as famílias não ajudem a compor o cenário descrito na reportagem.

Com as mudanças na sociedade e a busca por mais bens materiais, fundamentados por meios de comunicação em massa que incentivam o ter, o Coaching Financeiro surge como um profissional cujas orientações são eficazes para a evolução financeira de qualquer pessoa ou empresa.

De forma bem geral, o processo consiste de um treinamento (em geral individualmente) em que o treinador (o coach) se utiliza de técnicas oriundas da Psicologia e da Programação Neurolinguística, além de conhecimentos financeiros, bem como outras ferramentas, para desenvolver e aperfeiçoar a situação financeira de seu cliente (o coachee), onde o intuito é alcançar resultados mais positivos.

O treinamento pode ser feito em grupos ou de forma individual. O atendimento individual tem a vantagem de conhecer de forma específica quais as causas dos problemas financeiros daquele cliente e, desta forma, estabelecer estratégias mais específicas. No entanto, em muitos casos, os atendimentos em grupo possibilitam sessões individuais com cada participante do grupo. Este aspecto depende muito do contrato que é feito entre a empresa e o Coach.

Durante o treinamento, o profissional identifica os hábitos financeiros de seus clientes e depois traça metas objetivas, possíveis e específicas. A partir daí, diariamente cada meta vai sendo construída com o intento de encerrar o treinamento com os seus objetivos alcançados. Primeiro você tem que decidir qual é sua meta financeira. Você quer ser seguro? Confortável? Ou rico?

Em tempos como os nossos, não é complicado encontrar alguém que tenha um descompasso entre a quantia que ganha e a quantia que gasta, entrando, desta forma, em problemas financeiros. Assim, o Coach fará com que seu Coachee viva de acordo com seu orçamento.

Lembra-se das três perguntas que estão no início deste texto? A função do Coach é que você tenha respostas positivas para as três perguntas. É o caminho para uma vida de conquistas extraordinárias

Os valores de uma sessão ou de um curso de Coaching Financeiro são muito variáveis. Principalmente quando consideramos as diferentes regiões do Brasil. Recomendamos que procure em sua cidade por este serviço.

Arquivado em: Educação